28/01/2011 12:00 am

PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA APRESENTA PROPOSTA PARA CRISE

PRESIDENTE DA UNIÃO AFRICANA APRESENTA PROPOSTA PARA CRISE

O Chefe de Estado do Malawi e presidente em exercício da União Africana afirmou, na terça-feira, que, na Cimeira da organização, nos dias 30 e 31, em Adis Adeba, vai tentar solucionar a crise na Costa do Marfim.
Bingu wa Mutharika disse, na terça-feira à noite, no fim de uma visita a Abidjan, onde se reuniu com os dois rivais que disputam a Presidência da Costa do Marfim, que se informou sobre a situação para apresentar, na cimeira da UA, um relatório aos Chefes de Estado e de Governo, noticiou, ontem, ontem a imprensa do Malawi.
“Vou comunicar as propostas e opiniões à União Africana, aos Chefes de Estado e de Governo para procurar, pelo diálogo, a solução e avançar para o fim do conflito”, declarou Mutharika antes de deixar Abidjan.
Uma fonte diplomática em Abidjan disse à agência Efe que a visita não teve o objectivo de mediar o conflito, que foi uma “missão de observação” para aquilatar a situação na Costa do Marfim e as posturas dos adversários.
No início de Dezembro, o primeiro enviado da UA a tentar uma mediação foi o ex-Presidente sul-africano Thabo Mbeki, seguido do presidente da Comissão do organismo pan-africano, Jean Ping, e depois, em duas ocasiões, pelo Primeiro-Ministro queniano, Raila Odinga. Nenhum dos três obteve resultados satisfatórios.

 

FONTE: http://jornaldeangola.sapo.ao/13/0/presidente_da_uniao_africana_apresenta_proposta_para_crise

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br