6/04/2011 12:00 am

PRESIDENTE COLOMBIANO SUGERE QUE ESTADOS UNIDOS DEEM MAIS ATENÇÃO À AMÉRICA LATINA

Da Agência Telam

Brasília – O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, recomendou que o governo norte-americano reveja o que classifica como uma “atitude passiva em relação à América Latina” e volte a dar mais atenção à região. Para Santos, o pouco interesse dos Estados Unidos pela América Latina nos últimos anos é “não apenas um erro, mas algo suicida”.

Santos afirmou que desde a morte do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy, para ele o “líder estadunidense que mais bem entendeu a importância da América Latina”, assassinado em 1963, Washington vem dando cada vez menos importância à região, em favorecimento da Europa e da Ásia.

“Digo com profunda convicção e absoluto respeito que chegou o momento de os Estados Unidos reexaminarem suas relações e prioridades internacionais e voltar a olhar para seu próprio hemisfério”, disse Santos, ex-ministro da Defesa durante o governo de seu antecessor, o ex-presidente Álvaro Uribe, e eleito no ano passado.  

“Enquanto o resto do mundo, incluindo Europa e Ásia, está fortalecendo seus laços com nossa região, os Estados Unidos estão passivos, não se comprometendo”, afirmou Santos, pedindo ao presidente Barack Obama que transforme suas “boas intenções” em ações concretas que estabeleçam uma nova era de colaboração.

As declarações foram dadas ontem (5) durante uma palestra na Universidade Brown, em Providence, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos, na qual o presidente colombiano tratou das relações do país com a América Latina nos últimos 50 anos.

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-06/presidente-colombiano-sugere-que-estados-unidos-deem-mais-atencao-america-latina

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br