3/12/2010 12:00 am

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA PARA FORTALECER EDUCAÇÃO

PREFEITURA LANÇA PROGRAMA PARA FORTALECER EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) abriu, na manhã desta quarta-feira (01), o “I Seminário do programa Mais Educação: a educação integral na rede municipal de São Luís”, no auditório da Ordemdos Advogados do Brasil (OAB).

O evento, que contou com a presença de cerca de  300 pessoas, visou discutir estratégias e ações para o fortalecimento da educação integral na capital maranhense.Na mesa de abertura, estiveram presentes a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial; o coordenador geral de Ações Educacionais Complementares do Ministério da Educação, Leandro Fialho; a secretária-adjunta de Ensino da Semed, Miryan de Magdala; a superintendente do Ensino Fundamental da Semed, Elisabete Maia; o coordenador do programa “Mais Educação” na rede municipal de ensino, Luís Gonzaga II; Creusa Marques, representante do promotor de Justiça da Educação, Paulo Avelar; e César Augusto Sousa, vice-presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luís (SindEducação).

Ao longo do dia, gestores, coordenadores comunitários, monitores e professores puderam aprofundar as discussões sobre as políticas de educação integral e discutiram estratégias para ampliar o fortalecimento institucional das ações indutoras de uma política de educação integral, o direito de aprender e as políticas setoriais.

“O programa Mais Educação possibilita a construção dos sonhos. Ele é um instrumento de transformação social e edificação de um mundo melhor para todos. Portanto, espero que tenhamos um produtivo dia de trabalho”, disse a secretária municipal de Educação, Sueli Tonial, na solenidade de abertura do evento.

Logo após, o coordenador geral de ações educacionais complementares do Ministério da Educação, Leandro Fialho, ministrou a palestra “A educação integral no contexto da política educacional brasileira”.

A programação prosseguiu com a realização de mesa redonda, relato de experiência e atividade cultural.

São Luís

Atualmente, 47 unidades de Educação Básica participam do programa “Mais Educação” em São Luís, o que contempla 16.078 alunos e aproximadamente 300 monitores. Por meio do referido programa são desenvolvidas atividades de acompanhamento pedagógico, experimentação e investigação científica, cultura e artes, esporte e lazer, cultura digital, comunicação e uso de mídias, meio ambiente, direitos humanos, prática de prevenção aos agravos à saúde, promoção da saúde e da alimentação saudável, dentre outras.

Mais educação

O programa “Mais Educação” é uma iniciativa do Governo Federal que tem por finalidade contribuir para a melhoria da aprendizagem, por meio da ampliação do tempo de permanência de crianças, adolescentes e jovens matriculados em escola pública, mediante oferta de educação básica em tempo integral.

 

FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=66183

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br