11/06/2010 12:00 am

PREFEITURA INICIA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SÃO LUÍS

PREFEITURA INICIA ELABORAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DE SÃO LUÍS
A Prefeitura de São Luís, por meio das secretarias municipais de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e Extraordinária de Projetos Especiais (Sempe), iniciou, nesta quinta-feira (10), as atividades para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), no auditório da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), no âmbito do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, em parceria com o Banco Mundial (Bird).

O Plano DEL tem como objetivo fornecer ao município de São Luís, diretrizes para o desenvolvimento econômico sustentável com a finalidade de aumentar o número e a qualidade de empregos para a população e incrementar a renda local.

Os secretários municipais de Planejamento e Desenvolvimento, Maria do Amparo Araújo, e de Projetos Especiais, Francisco Barros, destacaram, na abertura do evento, o compromisso da gestão do prefeito João Castelo na elaboração de estratégias para São Luís com ações continuadas visando ao desenvolvimento econômico e uma melhor qualidade de vida para a população da cidade.

“Este plano possibilitará a realização de ações paralelas para definir eixos potenciais da capital, por meio de diagnósticos elaborados dentro da realidade local, para expandir o desenvolvimento sustentável”, declarou Maria do Amparo.

Já Francisco Barros destacou a importância de se conhecer a realidade da cidade para traçar ações estratégicas e solucionar os problemas existentes.

Em seguida, o consultor líder da Economic Competitiveness Group Inn (ECG), Eric Hansen, apresentou o plano de trabalho que será desenvolvido pelo consórcio formado pela ECG e Máquina da Notícia Comunicação Ltda, representada pela especialista em comunicação, Ediná Mendonça.

Fases de elaboração
O consórcio ECG/Máquina vai elaborar o Plano DEL de São Luís obedecendo quatro fases pré-estabelecidas, que serão desenvolvidas em conjunto com empresas, academia e sociedade civil organizada do município.

Na primeira fase, está prevista uma ampla estratégia de comunicação com intuito de incentivar a participação coletiva na construção do plano, bem como entrevistas com públicos de interesse dos setores públicos e privados para um bom entendimento das prioridades e desafios para o desenvolvimento econômico local.

Já na segunda fase, será aplicado o modelo de desenvolvimento de estratégia econômica aplicado pelo consórcio com base em anos de experiência prévia. Na fase seguinte, a partir dos trabalhos realizados nas fases anteriores e considerando os instrumentos de planejamento já existentes na municipalidade, serão formuladas as estratégias que irão culminar com uma versão preliminar do plano DEL, considerando todos os elementos necessários para a dinamização da economia local.

Além disso, na quarta e última fase, serão desenvolvidos indicadores qualitativos e quantitativos a fim de garantir a sustentabilidade, um processo contínuo e flexível de revisão das suas estratégias e o monitoramento e avaliação da implantação do Plano DEL.

Todas as etapas do trabalho serão realizadas em consenso com entidades do poder público, da sociedade civil organizada, do empresariado local e cidadãos interessados em contribuir no processo, por meio de audiências públicas que serão pré-agendadas.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2160

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br