3/11/2010 12:00 am

PREFEITURA INCENTIVA INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SÃO LUÍS

PREFEITURA INCENTIVA INSERÇÃO DE PROFISSIONAIS NO MERCADO DE TRABALHO DE SÃO LUÍS

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), recrutou 35 profissionais da área da construção civil para trabalhar na empresa Techmaster Engenharia. São técnicos como pedreiros, bombeiros hidráulicos, auxiliares de pedreiro, pedreiro estocador, entre outros, que foram capacitados, em 2009, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), através do Programa Bacanga.

Segundo a superintendente de Capacitação da Seplan, Leila Britto, a qualificação foi uma determinação do prefeito João Castelo para que os profissionais das comunidades que compõem o Programa da Bacia do Bacanga fossem preparados para serem inseridos no mercado de trabalho local. Ela disse, ainda, que várias empresas procuram o Clube de Oportunidades Nossa Vez para recrutar profissionais qualificados.

“Desde que esses profissionais foram capacitados, várias empresas da área da construção civil já absorveram essa mão-de-obra qualificada e muitas pessoas conseguiram uma vaga de trabalho, a exemplo desses 35 que agora vão trabalhar na Tech Master. Com isso, a Prefeitura de São Luís vem garantindo geração de emprego e melhor qualidade de vida para essas pessoas”, ressaltou Leila Britto.

Contratação 
A coordenadora administrativo-financeiro da empresa Techmaster Engenharia, Jacilene Sousa Sampaio, disse, durante o recrutamento, que o mercado da construção civil é muito carente de profissionais qualificados e que a iniciativa da Prefeitura de São Luís é uma excelente oportunidade para a empresa contratá-los.

“Estamos contratando essas pessoas para trabalho imediato nos canteiros de obras da empresa e esperamos que eles trabalhem por um longo período. A nossa meta é contratar um número ainda maior de pessoas, tanto para a capital quanto para o interior do Estado”, afirmou Jacilene Sampaio.

A contratação chegou na hora certa para a doméstica Lidiane da Silva, 41 anos, que se qualificou em pedreiro estocador. “Essa oportunidade dada pela Prefeitura garantiu minha vaga no mercado de trabalho. Estou muito feliz e agora vou trabalhar na minha área e garantir melhor qualidade de vida para mim e minha família”, disse.

Para o morador do Anjo da Guarda e desempregado há dois anos, Zaqueu Corrêa Campos, 19 anos, a capacitação profissional foi o passo certo que lhe garantiu uma vaga no mercado de trabalho.

“Sem essa oportunidade, eu não teria a chance de entrar no mercado de trabalho; agora consegui meu emprego e agradeço muito por esta qualificação que tive com o apoio da Prefeitura de São Luís”, afirmou Zaqueu.

O Clube de Oportunidades Nossa Vez é desenvolvido pela Seplan e suas atividades administrativas são executadas pela Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, através das superintendências de Apoio ao Empreendedorismo, de Inclusão Digital e de Capacitação.

Essas superintendências são responsáveis pelo processo de formalização de empresas, assim como pela realização de todos os cursos, treinamentos e qualificações, que visam o aprimoramento profissional dos usuários do programa.

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/1/prefeitura-incentiva-insercao-de-profissionais-no-mercado-de-trabalho-de-sao-luis-136572.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br