15/04/2011 12:00 am

PREFEITURA DE TERESÓPOLIS PRORROGA POR 90 DIAS ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prefeitura de Teresópolis prorrogou por 90 dias o estado de calamidade publica, decretado em 12 de janeiro em decorrência das fortes chuvas que caíram na região serrana e que deixaram 389 mortos e 187 desaparecidos somente naquele município.

A informação é do prefeito, Jorge Mário Sedlacek, que participou hoje (14) de audiência na comissão parlamentar de inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro para investigar os responsáveis pela tragédia causada pelas chuvas.

O prefeito justificou a decisão pela necessidade de agilizar a liberação de recursos por parte dos governos estadual e federal. “Nós ainda estamos no processo de recuperação de vias e de reconstrução da cidade. A decisão também possibilitará que o governo federal possa transferir de forma rápida mais recursos do Ministério da Integração Nacional para a reconstrução do município”.

Segundo ele, o município de Teresópolis “não tem como arcar sozinho com a reconstrução da cidade e dar assistência às vítimas”.

O prefeito disse que as contratações sem licitação de empreiteiras para a realização de obras na cidade, que inclusive gerou um processo na Câmara Municipal de Teresópolis, ocorreram porque a cidade estava “em estado de calamidade, com gente morrendo e sendo soterrada, e que as empresas em questão estavam aptas a prestarem o serviço de imediato”.

 

Edição: Rivadavia Severo

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-04-14/prefeitura-de-teresopolis-prorroga-por-90-dias-estado-de-calamidade-publica

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br