28/10/2010 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS REALIZA CAMPANHA MUNICIPAL DE INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO

PREFEITURA DE SÃO LUÍS REALIZA CAMPANHA MUNICIPAL DE INCENTIVO À AMAMENTAÇÃO

A Prefeitura de São Luís encerrou, na tarde desta quarta-feira (27), mais uma etapa da Campanha Municipal de Incentivo à Amamentação, em solenidade realizada na Praça Maria Aragão. Um público aproximado de 400 pessoas, entre mães e crianças atendidas pelas unidades de Atenção Básica da rede municipal de saúde, marcou presença no evento que teve como tema “Amamente, dê ao seu filho o que há de melhor”.

 

O evento contou com a presença do prefeito de São Luís, João Castelo, que estava acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves; do secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, de auxiliares de governo; dos vereadores Vieira Lima e Barbosa Lages e da assessora da primeira infância da PLan Brasil, Isadora Garcia.

 

“O leite materno é o alimento natural da criança para que ela cresça forte e tenha um futuro sadio. Nos seus primeiros meses de vida, ele é fundamental. O bebê, que está sendo amamentado, raramente adoece. Daí a grande importância de realizarmos campanhas como esta”, enfatizou João Castelo durante a solenidade.

 

Segundo Gutemberg Araújo, as ações voltadas à amamentação, realizadas pelas unidades de Atenção Básica da rede municipal de saúde, aconteceram durante todo o mês de outubro com o objetivo de reforçar a importância do aleitamento materno, “um gesto que ajuda a reduzir a desnutrição e a mortalidade infantil”. Dentre elas, o secretário destacou atividades educativas, orientação às mães e familiares e o incentivo e apoio ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida.

 

Além de destacar a importância da amamentação, cada uma das 53 unidades da Atenção Básica da rede municipal de saúde realizou o concurso “Bebê Leite Materno”, envolvendo 600 recém-nascidos e suas mães. Foram escolhidos três bebês, entre dois e seis meses de idade, com características que traduzem os benefícios do aleitamento materno.

 

Os três primeiros lugares do concurso desfilaram na festa de encerramento da campanha, na Praça Maria Aragão, e participaram do sorteio de brindes no final do evento.

 

Ações intensificadasApós ter firmado um pacto pela redução da mortalidade materno-infantil com o Ministério da Saúde, a Semus intensifica as ações de orientação e incentivo ao aleitamento materno, trabalho iniciado no pré-parto. Entre os anos de 2004 e 2005, o número de óbitos de crianças com menos de um ano de idade caiu 11,7% (de cada mil nascidas vivas).

 

Em 2009, por causa da efetividade de suas ações em prol da amamentação, São Luís ganhou destaque nacional e foi considerada a segunda capital brasileira em aleitamento materno. A cidade foi homenageada na Semana Mundial de Amamentação, no dia 7 de agosto, em Salvador (BA).

 

A homenagem fez menção às capitais que obtiveram os melhores índices de aleitamento e São Luís foi destcada na categoria “Prevalência de crianças menores de 1 ano que mamaram na primeira hora de vida” – o percentual foi de 83,53%. Outro índice a favor da capital maranhense aponta que 89,64% das crianças tiveram aleitamento exclusivo nos primeiros quatro meses e a média de tempo de amamentação passou de 439,4 dias para 480,22 dias. Os dados são da 2ª Pesquisa Nacional de Prevalência do Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

 

Benefícios do aleitamentoQuando se alimenta do leite materno, o bebê recebe anticorpos da mãe que o protege contra doenças como diarreia, infecções respiratórias e doenças crônicas como alergia, asma, obesidade, diabete e pressão alta, além de ser um excelente exercício para o desenvolvimento dos músculos faciais da criança (por causa do movimento de sucção) e importante para o desenvolvimento de dentes fortes e bonitos.

 

Quanto aos benefícios para a mãe, os maiores são a diminuição do risco do câncer de mama e ovário, da diabetes, rápida redução do peso ganho durante a gestação e diminuição do sangramento pós-parto, com menor risco de hemorragia e de anemia.

 

A Campanha Municipal de Incentivo à Amamentação recebe o apoio de várias entidades parceiras, como a PLAN International, Unicef, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Saúde, Coordenação Municipal da Mulher, Superintendência de Atenção Básica da Secretária Estadual de Saúde, Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), Sociedade Brasileira de Pediatria – Regional MA, Banco de Leite do Hospital Universitário (Materno Infantil) e da Maternidade Marly Sarney.


CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br