26/01/2011 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS LANÇA O PROGRAMA SAFRA 2011

PREFEITURA DE SÃO LUÍS LANÇA O PROGRAMA SAFRA 2011

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), lançou  o Programa Safra 2011 com a distribuição de 6,5 toneladas de semente de milho, arroz e hortaliças para agricultores familiares da Zona Rural da capital.

 

Cerca de 250 produtores familiares compareceram à sede da Semapa, no bairro do Tirirical, onde tomaram café da manhã e receberam sementes selecionadas e tratadas para garantir o plantio de uma boa safra este ano.

 

Durante o lançamento, o titular da Semapa, Júlio França, anunciou o plantio experimental de dez hectares de uma nova variedade de juçara, a BRS-Pará, pesquisada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria – Embrapa, de Belém. A árvore apresenta desenvolvimento precoce, alta produtividade e baixa estatura, o que facilita o manejo do juçaral.

 

Segundo os técnicos da Coordenação de Produção da Semapa, cada  hectare plantado pode  receber até 1100 mudas de juçara.  A primeira frutificação acontece quando a juçareira atinge 1,12m de altura e, em plena maturidade, é possível produzir até oito toneladas de fruto por ano. O rendimento de polpa dessa variedade chega a ficar entre 15 a 25% da fruta, muito superior ao rendimento das variedades conhecidas até agora no Maranhão e Pará.

 

Estavam presentes no lançamento do programa, além do secretário Júlio França, o gestor da Agencia Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), José Maria, e técnicos extensionistas das duas instituições.

 

Safra boaA produtora residente no assentamento Calembe, próximo ao Distrito Industrial, Dona  Cristina Carvalho, disse que este ano vai conseguir uma safra muito boa. “Estou recebendo semente selecionada, de boa qualidade, e o secretário disse que se as chuvas forem boas, nada pode dar errado. Se o problema era chuva, ela já chegou,” completou, satisfeita com a quantidade e qualidade das sementes recebidas.

 

Segundo Júlio França, se as chuvas deste período mantiverem uma certa constância e não houver exagero na precipitação pluviométrica para os três próximos meses,  os produtores familiares da Zona Rural de São Luís vão obter uma excelente safra este ano.  “Principalmente se considerarmos a qualidade da semente distribuída”, completou o secretário.

 

Nesta primeira distribuição de sementes, foram contemplados agricultores familiares, moradores das comunidades de Mata de Itapera, Pedrinhas, Calembe, Conceição, Cajupari, São Joaquim, Tagipuru, Igaraú, Rio Grande, Coquilho 1 e 2, Anajatíua e Laranjeiras.

 

A maior quantidade de agricultores presentes foi da  comunidade Tagipuru, com 39 produtores. Além das  sementes disponibilizadas, a Semapa conta ainda com  um pequeno estoque de 2,2 toneladas de milho, que serão colocadas à disposição dos agricultores de outras comunidades.

 

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2945

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br