10/02/2011 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS INTENSIFICA LIMPEZA NA ÁREA DA FONTE DO RIBEIRÃO

PREFEITURA DE SÃO LUÍS INTENSIFICA LIMPEZA NA ÁREA DA FONTE DO RIBEIRÃO

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) intensificou, na manhã desta quarta-feira (09), a limpeza pública em várias áreas do Centro de São Luís, entre elas as fontes do Ribeirão e das Pedras e a Praça Deodoro. Ponto turístico da capital maranhense, a Fonte do Ribeirão será revitalizada pela Prefeitura de São Luís, em parceria com o Ministério do Turismo, comrestauração da pintura, da fonte e das pedras, e ganhará ainda iluminação artística.

 

A operação de limpeza incluiu capina, pintura dos meio-fios de ruas adjacentes à Fonte do Ribeirão e contou com a participação de agentes de limpeza e de máquinas de capina, carros de mão, vassouras e pás de limpeza.

 

Segundo o secretário-adjunto de Serviços Públicos, Ricardo Medeiros, as áreas passam por manutenção diária, mas o volume de dejetos lançados nos locais tem aumentado, significativamente, o que levou a Semosp a realizar uma operação emergencial. Ele disse que a ação, visando intensificar a limpeza, foi iniciada na madrugada desta quarta-feira e continuou durante o dia.

 

Para o comerciante José Augusto Oliveira, essa operação de limpeza nas áreas do Centro veio em boa hora. “O serviço já estava sendo feito regularmente e foi intensificado esta semana. Agora, esperamos que as pessoas ajudem a manter a limpeza desta área, evitando lançar dejetos fora do horário e dos dias de coleta normais”, disse.

 

Revitalização da Fonte do RibeirãoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e da Fundação de Patrimônio Histórico (Fumph), realizará a obra de revitalização da Fonte do Ribeirão, um dos pontos turísticos mais visitados da capital maranhense. O recurso já foi captado e  depende agora apenas dos trâmites burocráticos. Mais de 200 mil reais serão aplicados na intervenção, garantidos com emenda parlamentar do deputado federal Pinto Itamaraty (PSDB) e em convênio com o Ministério do Turismo.

  

“A busca por recursos para a restauração da fonte [do Ribeirão] é antiga. A verba vem do Ministério do Turismo e já está empenhada na Caixa Econômica Federal, instituição que repassa o recurso”, explicou o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão.

 

A obra consistirá na restauração da pintura, pedras, fonte e iluminação artística do local, dando ênfase ao turismo noturno, e está dentro das ações do projeto Cores de São Luís, que busca valorização de pontos turísticos e a exaltação da cultura ludovicense. A iluminação artística também já foi aplicada na Praça do Pescador, na Avenida Litorânea.

 

“O prefeito João Castelo tem sido fundamental na busca de recursos para tais obras, tanto que participou ativamente de abertura e lançamentos de diversas atividades inerentes ao turismo da cidade”, afirmou Macatrão.

 

História da FonteA Fonte do Ribeirão é um exemplar valioso da arquitetura da época colonial. Foi construída em 1796 pelo governador Dom Fernando Antônio de Noronha.

 

Localizada em um amplo pátio, recoberto de pedras de cantaria e cercado por dois paredões, a Fonte do Ribeirão é ornamentada com um frontão decorado com símbolos religiosos que estão apoiados em duas pilastras laterais. A lenda diz que dentro da fonte existe uma serpente.

 

A Fonte do Ribeirão está situada entre as ruas dos Afogados e das Barrocas. Desde 1950, é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2991

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br