28/02/2011 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS INICIA PROGRAMA DE HIGIENE E LIMPEZA NAS FEIRAS E MERCADOS NESTA SEGUNDA

PREFEITURA DE SÃO LUÍS INICIA PROGRAMA DE HIGIENE E LIMPEZA NAS FEIRAS E MERCADOS NESTA SEGUNDA

A Prefeitura de São Luís inicia, nesta segunda-feira (28), das 8h às 12h, na Feira da Cohab, as ações abrangentes de limpeza e higiene, saúde e cidadania, das feiras e mercados públicos da capital. A atividade dá continuidade, de forma revisada e ampliada, ao programa Mercado para Todos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento  (Semapa) e tem por finalidade melhorar a aparência, higiene e sanidade dos locais de comercialização de alimentos.

 

Com estas ações, a Semapa pretende contribuir com o processo de sensibilização e mobilização dos feirantes, parceiros e consumidores, na responsabilidade social de manter limpo e saudável o ambiente público de trabalho, frequentado diariamente por milhares de cidadãos.

 

As ações do programa de limpeza e higiene, saúde e cidadania, que contam com a parceria das secretarias municipais de Saúde (Semus), de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e associações de feirantes, vão ser iniciadas às 8 horas da manhã desta segunda-feira pelos agentes de limpeza para o “bota fora” de materiais e resíduos sólidos inservíveis, seguidos dos agentes de saúde que vão localizar e desarmar os criadouros de mosquitos da dengue.

 

Ao mesmo tempo, os fiscais do Centro de Zoonoses vão realizar a vistoria zoosanitária da feira e fazer a retirada de cães e gatos vadios, que transmitem doenças como calazar e toxoplasmose, para em seguida instalar as “iscas” de  desratização e dedetização de todos os ambientes. Às 12 horas, as ações serão encerradas com a limpeza e higienização geral das ruas, boxes e bancas, através de  lavagem, com água em alta pressão e detergente. Todas estas ações serão seguidas de esclarecimentos pessoais e panfletagem dos funcionários da Semapa.

  

A limpeza dos mercados públicos e feiras de São Luís é realizada, impreterivelmente, pelos funcionários da Prefeitura, diariamente. Uma vez por semana, é realizada também uma lavagem geral pelos agentes de limpeza da Semosp.

 

Limpeza geralA Superintendência de Comercialização da Semapa já programou a limpeza geral ampliada para mais três mercados (Liberdade, Central e Praia Grande) nas próximas semanas de março. Na segunda etapa do programa,  virão todos os mercados públicos e feiras fixas, além dos locais de feiras livres móveis, localizados na zona urbana da capital.

Para sensibilizar os funcionários da Prefeitura de São Luís que trabalham nas áreas de administração, vigilância e limpeza de todas as feiras e mercados da capital, a Semapa realizou, na semana passada, em parceria  com a Semcas, duas palestras, abordando a questão das crianças e adolescentes que frequentam os ambientes de feiras e mercados, ajudando os pais ou em estado de carência.

 

A área urbana de São Luís conta atualmente com uma rede pública de 29 mercados e feiras fixas, além de 34 eventos de feiras livres móveis em 13 diferentes bairros administrados pelas associações de feirantes com a co-gestão e fiscalização da Prefeitura. Desses locais, apenas cinco feiras são administradas diretamente pela Semapa: Cohab, Vinhais, Praia Grande, Renascença e Planalto Anil.

 

As ações de limpeza e higienização, saúde e cidadania nos mercados públicos vão prosseguir nas próximas semanas de março.

 

  

Cronograma:

Dia 14.03.2011- Mercado da Liberdade;

Dia 21.03.2011 – Mercado Central;

Dia 28.03.2011 – Mercado da Praia Grande

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=3050

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br