23/09/2010 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS EMPOSSA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE

PREFEITURA DE SÃO LUÍS EMPOSSA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DE SAÚDE

O secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, empossou, na manhã desta quarta-feira (22), no auditório Reis Perdigão, no Palácio La Ravardière, os novos conselheiros municipais de Saúde. No total, 72 novos membros irão compor o nono mandato da entidade durante o biênio 2010-2012.

 

“Hoje é um dia importante, no qual gostaria de exaltar os conselheiros pela dedicação, zelo, responsabilidade e compromisso para melhorar, cada vez mais, a saúde em São Luís”, destacou Gutemberg Araújo. 

 

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão permanente e deliberativo que reúne a sociedade civil organizada para atuar na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde nos aspectos econômicos e financeiros. A entidade é formada por 36 membros titulares e 36 suplentes, com 50% deles representando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), 25% os profissionais de saúde e 25% os gestores (representantes do governo) e prestadores de serviço.

 

Funções do ConselhoSão funções do Conselho acompanhar e controlar as ações e o funcionamento do SUS, assim como fiscalizar a movimentação de recursos repassados à Semus e ao Fundo de Saúde. “A entidade representa a participação popular na administração do SUS, propondo medidas para o aperfeiçoamento da organização e funcionamento do sistema”, apontou Gutemberg Araújo ao comentar que, no exercício de suas funções, os conselheiros são co-participantes da gestão e controle da Saúde em cada município.  

 

Estiveram presentes na solenidade também a secretária-adjunta de Ações e Serviços de Saúde, Maria Iêda Gomes Vanderlei; a secretária-adjunta de Governo, Adriana Pinho, representando o prefeito de São Luís, João Castelo; e o vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Pereira da Silva.

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2521

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br