11/01/2011 12:00 am

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ACELERA E AMPLIA OBRA DO CANAL DO COROADO

PREFEITURA DE SÃO LUÍS ACELERA E AMPLIA OBRA DO CANAL DO COROADO

As obras do prolongamento do Canal do Coroado, iniciadas em setembro do ano passado, estão sendo executadas em ritmo acelerado, para que possam estar concluídas antes mesmo do prazo previsto. A informação é do secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros.

 

Segundo ele, a Prefeitura de São Luís, através do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga, em parceria com o Banco Mundial (Bird), está executando as obras para resolver, definitivamente, o problema das enchentes e danos às edificações e aos moradores, especialmente a transmissão de doenças veiculadas pelas águas contaminadas por lixo e esgotos.

 

O secretário Francisco Barros lembrou que o projeto executivo de engenharia prevê a construção de um canal retangular de concreto a céu aberto, com seis metros de largura, dois metros de profundidade e 354,02 metros de comprimento, correspondente ao trecho compreendido entre a Avenida Almeida Garret e o lançamento no Rio das Bicas.

 

A obra teve início em 19 de setembro de 2010 e está sendo executada em duas etapas. A primeira etapa está em execução no trecho compreendido entre o canteiro central da Avenida dos Africanos, passando pelo desvio do curso d’água para a área do 24º Batalhão de Caçadores, até a Avenida Almeida Garret. Na segunda etapa será executado o trecho compreendido entre o Rio das Bicas e o canteiro central da Avenida dos Africanos.

 

Serviços de urbanização da áreaDe acordo com o planejamento de execução, a conclusão da segunda etapa da obra restabelecerá o escoamento natural do curso d’água através da travessia da Avenida dos Africanos, isolando o desvio forçado para a área do 24º BC e eliminando a atual situação de insalubridade que se verifica no local, devido à estagnação de águas servidas e ao acúmulo de lixo na área.

 

Francisco Barros observou ainda que, para atender à reivindicação da comunidade local, o projeto foi adequado para incluir a execução da laje de cobertura do canal, sem onerar o custo global da obra. A proposta foi aprovada pelos consultores do Bird (Banco Mundial), que já haviam se manifestado favoráveis à cobertura do canal, devido às vantagens relativas à segurança e salubridade para a população.

 

Do mesmo modo, com o objetivo de estender a todo o bairro os benefícios da requalificação do canal, a Prefeitura está realizando estudos e projetos para cobrir todo o trecho já existente do canal do Coroado, com a urbanização das ruas de acesso às residências. 

 

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2900

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br