25/10/2012 12:00 am

Prefeitos paraguaios exigem recursos para os municípios

Prefeitos paraguaios exigem recursos para os municípios

 

Prefeitos indignados de várias cidades do país entraram nesta quinta-feira (25) à força no palácio presidencial enfrentando aos policiais militares. Eles discutiram com o próprio Federico Franco, pelo atraso nos recursos para as prefeituras.

 

De acordo com a imprensa local os funcionários lideraram a massiva manifestação solicitando o pagamento de recursos destinados  aos municípios. Segundo o jornal paraguaio ABC Color, sustentaram um discussão com Franco, presidente da república designado pelo Congresso, após a destituição do mandatário constitucional, Fernando Lugo.

Após o incidente inicial, uma comissão dos prefeitos teve acesso ao gabinete de Franco, convidados pelo mandatário para uma “conversa civilizada”. O protesto ocorre pela redução à metade da distribuição do lucro obtido pelo Paraguai pela venda para Argentina e Brasil da energia procedente das hidroelétricas de Itaipu e Yaciretá.

 

Além disso, o pagamento não foi feito desde o mês de agosto e os prefeitos decidiram liderar este protesto como prévia para a convocatória de uma greve geral, por tempo indeterminado, em todos os municípios paraguaios.

 

A retenção dos pagamentos, situação repetida em outras entidades do Estado, registra-se depois que o ministro da Fazendo confirmou a grave crise financeira que o governo enfrenta.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197284&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br