8/11/2010 12:00 am

PRÉ-CONFERÊNCIA DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO CULTURAL EM RR

PRÉ-CONFERÊNCIA DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O TURISMO CULTURAL EM RR

BOA VISTA– A Prefeitura realizou nesta quinta-feira (04) a Pré-conferência Municipal de Turismo Cultural. O evento aconteceu no auditório do Serviço Social do Comércio (Sesc) e reuniu pessoas do movimento cultural de Roraima, como músicos, empresários do ramo de turismo, além de autônomos e acadêmicos.

Elena Fioretti, vice-presidente do conselho Estadual de Cultura, ministrou uma palestra sobre o segmento de turismo cultural. Entre os assuntos discutidos foi abordada a importância da criação de novos parques e museus em Boa Vista. Ela também destacou que as pessoas precisam ter uma educação patrimonial e valorizar a identidade local.

Durante o evento também foram realizados debates e os participantes se dividiram em grupos para decidir as propostas que serão encaminhadas para a I Conferência Municipal de Turismo, que será realizada no final deste mês.

Entre as propostas apresentadas está a elaboração de um diagnóstico cultural nos municípios e qualificar técnicos e artesãos para fortalecer as manifestações e atrativos culturais dos municípios.

Segundo Hélio Zanona, superintendente interino de Turismo, é fundamental desenvolver o Turismo Cultural em Boa Vista, pois esse é um dos principais atrativos do Estado. “Boa Vista tem um grande potencial cultural e por meio dessas discussões podemos criar mecanismos para aproveitar melhor esses recursos” afirmou.

Valdélia Felix de Deus é aposentada e proprietária de um sítio em Mucajaí. Ela participou da pré-conferência e afirmou que essa é uma ótima oportunidade de aprender mais sobre turismo e discutir novas idéias para investir nesse ramo. “A pré-conferencia é muito interessante. Estou acompanhando todos os debates dos temas. Tenho interesse em investir nesse ramo e quero saber como utilizar minha propriedade para conseguir um retorno”, disse.

No mês de outubro foram realizadas duas Pré-conferência com os temas Ecoturismo e Turismo Rural. Em novembro, serão realizadas ainda outras duas Pré-conferências: de Eventos, programada para acontecer no dia 14, no Parque Anauá, durante a Feira do Empreendedor e de Etnoturismo, prevista para o dia 19 no Centro Multicultural da Orla Taumanan.

Conferência

Boa Vista é a primeira cidade brasileira a realizar as pré-conferências e a Conferencia Municipal de Turismo, contribuindo para o surgimento de conferências municipais, estaduais e a nacional.

A I Conferência Municipal de Boa Vista acontecerá nos dias 26 e 27 de novembro na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), com participação de todos os segmentos interessados no desenvolvimento do Turismo em Boa Vista.

Ao final do evento será gerado um documento para que os gestores públicos utilizem como ferramenta para direcionar suas ações em prol do turismo. A Conferência está sendo organizada pelo Grupo Gestor do Destino Boa Vista, formado pela Prefeitura, IFRR, Fecomercio, Senar, Sesc e Sebrae. (VB)

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=114527

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br