20/09/2012 12:00 am

Povo Indígena Naso protesta contra projeto hidrelétrico Bonyic

Povo Indígena Naso protesta contra projeto hidrelétrico Bonyic

 

A população indígena Naso, localizada na província de Bocas del Toro, no noroeste do Panamá,  intensificou sua luta que tem mais de uma década em defesa de suas terras e contra o Projeto Hidrelétrico Bonyic.

 

A mesma tem sido denunciada pela má gestão na participação das comunidades adjacentes ao projeto, já que desde o início as consultas foram nulas ou com defeitos na manipulação da informação sobre os impactos negativos que poderiam gerar sobre o ambiente, saúde e áreas arqueológicas. Especialmente pela localização sobre o parque binacional Costa Rica – Panamá: ‘La Amistad’.

 

As ações de protesto iniciaram há uma semana, na entrada das instalações do projeto, a qual é operada pela transnacional Bonyic. As ações indígenas são devido ao descumprimento do pagamento de 2 mil e 400 dólares por hectare a 29 mil dólares como manifestaram os naso aos diretores do projeto.

 

Da mesma forma intensificaram sua proposta solicitada a diferentes governos passados como ao atual, na aprovação da Comarca Naso-Teribe.

 

Por não chegar a um acordo diante da demanda, a resistência naso se manterá até que o governo cumpra por constituição e lei com o bem-estar da população indígena. Sabendo que o Panamá não ratificou o convênio 169 da OIT.

 

Fonte: Rádio Temblor

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=194282&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br