10/06/2010 12:00 am

PORTAL SUBSIDIA GESTORES NA ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÙBLICAS

PORTAL SUBSIDIA GESTORES NA ELABORAÇÃO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS
Lançado pelo Ministério da Integração, IntegraRegio conecta governo e sociedade. No site, representantes regionais expõem necessidades específicas e impressões sobre políticas públicas desenvolvidas, ajudando gestores na criação e avaliação das ações governamentais

população e o governo têm à disposição mais uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do País. Com o objetivo de subsidiar a criação, a implantação e a avaliação das políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento regional, o Ministério da Integração Nacional (MI) lançou, em maio deste ano, a IntegraRegio – comunidade virtual na qual os cidadãos expõem as necessidades de suas regiões e comentam impactos de ações governamentais.

Clique aqui para acessar o IntegraRegio

De acordo com a coordenadora do projeto, a servidora Yana de Faria, a participação da sociedade e de entidades no portal será importante para que os gestores de instituições públicas de todas as esferas governamentais tenham uma fonte extra para embasar a criação das políticas públicas intersetoriais direcionadas ao desenvolvimento. “A Comunidade oferece a oportunidade de troca de experiências e conhecimento entre os órgãos federais, estaduais e municipais, a academia, os especialistas e a sociedade em geral, permitindo um processo inovador e descentralizado na elaboração de novas políticas”, conta a coordenadora.

Para tanto, a Comunidade possui três espaços principais de debate. O Fórum é o local em que a população pode expôr e discutir necessidades, gerando conhecimento sobre demandas regionais. Já no MI quer saber, os servidores do Ministério da Integração e de seus órgãos vinculados iniciam tópicos específicos, buscando a opinião das pessoas sobre um tema de interesse. “Pode facilitar também o processo de avaliação das políticas existentes, propiciando a aprendizagem necessária para a elaboração de novas políticas”, comenta a coordenadora. A terceira área de discussão, o Espaço PNDR, é destinada exclusivamente aos especialistas em assuntos vinculados ao Plano Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).

O portal apresenta ainda outras utilidades. É o caso da Biblioteca, que disponibiliza as principais publicações do MI e algumas outras sugeridas pelos demais participantes; os glossários Institucional, com conceitos do Ministério relativos à temática Desenvolvimento Regional, e Participativo, uma espécie de “wikipedia” sobre o assunto central do site; e um Calendário com os eventos regionais considerados interessantes para a promoção do desenvolvimento regional.

A IntegraRegio está vinculada à Secretaria de Políticas de Desenvolvimento Regional do MI e, atualmente, conta com seis servidores envolvidos diretamente no projeto. O portal também tem o apoio da Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação do Ministério.

Maiores informações sobre a comunidade pelo e-mail integra.regio@integracao.gov.br ou pelo telefone (61) 3414-5338.

FONTE: http://www.anesp.org.br/?q=node/3263

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br