15/10/2012 12:00 am

Por uma educação pública e de qualidade! Pela valorização dos educadores!

Hoje, 15, comemora-se o dia do professor. Esses profissionais mostraram sua disposição em lutar por direitos e realizaram mobilizações, passeatas e greves, por melhores condições de trabalho e valorização de suas carreiras.

Protagonizaram importantes lutas em defesa da Educação, entre as quais a Campanha pela aplicação dos 10% do PIB para a Educação, que mobilizou a população para a necessidade de que fosse destinado mais investimento para o setor.  Infelizmente o projeto aprovado prevê sua aplicação somente para 2023. Os educadores continuam nessa batalha e seguem denunciando esse ataque e continuam na luta exigindo 10% do PIB imediatamente, afinal, os trabalhadores da Educação sabem que o investimento no setor não pode esperar mais.

Outra importante batalha encampada por esses profissionais é pela aplicação do Piso Nacional de Salarial para os educadores, garantido por Lei, mas que a todo o momento governos estaduais tentam derrubar. A mais recente tentativa foi a Ação de Inconstitucionalidade (Adin 4848) movida por cinco governadores contra a lei do piso.

Mais uma vez, educadores mostraram sua disposição de luta e realizaram um seminário nacional, em setembro deste ano, contra essa Adin e em defesa do piso. O evento foi realizado no Rio Grande do Sul e reuniu mais de 400 pessoas. Outros seminários estão previstos para ocorrer nos estados em que os governadores que moveram essa ação, e a luta dos professores segue pela aplicação do Piso.

As diversas greves realizadas pelos professores na esfera municipal, estadual e federal, neste ano, com destaque para a paralisação dos docentes das Universidades Federais e que abriu caminho para que o conjunto dos servidores também parassem suas atividades merece destaque. Numa greve forte que há mais de dez anos não se via, esses profissionais se uniram também com os estudantes na defesa pela Educação. Conseguiram uma vitória política importante, pois conseguiram que o governo reabrisse a mesa de negociação antes travada.

A CSP-Conlutas ressalta a importância dos profissionais em Educação de todo país e seu exemplo de luta.

Os professores e suas mobilizações mostram que a única coisa a se comemorar neste dia são as lutas travadas por esses trabalhadores que bravamente enfrentam os patrões e o governo em defesa da valorização de sua profissão e, mais do que isso, por uma Educação publica e de qualidade.