6/12/2010 12:00 am

POLÍCIA FEDERAL JOGA A TARRAFA E PEGA FALSOS PESCADORES EM BACABEIRA

POLÍCIA FEDERAL JOGA A TARRAFA E PEGA FALSOS PESCADORES EM BACABEIRA

A Polícia Federal jogou a ‘tarrafa’ para começar a desmontar um esquema criminoso que atuava no município de Bacabeira. Os federais descobriram que mais de 500 falsos pescadores foram inseridos no programa “Seguro Defeso”, do Governo Federal, para beneficiar pescadores durante o período de proibição da pesca no Maranhão.

Pelas denúncias apresentadas ao Ministério Público Federal, o esquema criminoso vinha atuando no Estado desde o começo do ano, quando de forma bastante estranha, o número de pescadores dobrou de 45.000 para 90.000. A partir de então começou uma operação para investigar o caso.

Bacabeira é alvo da quadrilha, pois é no município que existe o maior número de irregularidades já descoberto. Desde o inicio da semana, agentes da Polícia Federal montam campana na Colônia de Pescadores no Distrito de Peri de Baixo, flagrando cerca de 500 pseudo pescadores que chegaram à entidade para fazer recadastramento.

Investigações em andamento detalham como funcionava o esquema criminoso. O presidente da colônia de pescadores pegava documentos de pescadores e de pessoas que não têm nenhum vínculo com a pesca, com o objetivo de tirar a carteira de pescador ou a certidão provisória, para ter direito a receber o “Seguro Defeso”.

Mas os presidente condicionava que a metade do dinheiro era para providenciar a carteira. No entanto, esse valor era para pagar a fraude. Quando isso não acontecia, a carteira era cancelada no ano seguinte. Pelo menos 300 falsos pescadores foram desfilados e vão receber de volta todas as cotas de contribuição que pagaram à colônia. Ainda segundo informações, a qualquer momento um vereador do município e um deputado podem ser presos, pois a Policia Federal investiga vários crimes eleitorais que foram cometidos principalmente pelo vereador de Bacabeira. Vídeos, depoimentos dos associados e fotos estão sendo analisadas pelos agentes.

Fonte : Diário de Bacabeira

FONTE: http://www.tribunadomaranhao.com.br/noticia/policia-federal-joga-a-tarrafa-e-pega-falsos-pescadores-em-bacabeira-8401.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br