19/11/2010 12:00 am

POLÍCIA FEDERAL DESMONTA QUADRILHA ENVOLVIDA NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS

POLÍCIA FEDERAL DESMONTA QUADRILHA ENVOLVIDA NO TRÁFICO INTERNACIONAL DE PESSOAS

A Polícia Federal em Governador Valadares, Minas Gerais, desencadeou nesta quinta-feira (18) uma operação que tem por objetivo desmantelar uma organização criminosa especializada na prática de crimes voltados para o tráfico internacional de pessoas para fins de emigração ilegal.

Ao todo, estão sendo cumpridos 38 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de prisão preventiva, nos municípios de Governador Valadares, Cuparaque, Conselheiro Pena, Ipatinga, Sobrália e Quatituba, além de um mandado de busca em Vitória, no Espírito Santo.

As investigações tiveram início no mês de maio deste ano, quando um dos membros da quadrilha foi identificado como responsável pela remessa ilegal de brasileiros ao exterior por meio da falsificação de passaportes.

Dos 12 presos, sete são conhecidos como “cônsules”, um tipo de agenciador de viagens, responsável por providenciar a documentação, legal e ilegal, passagens aéreas e contatos com atravessadores pela Guatemala, Bahamas, México, entre outros, de forma a possibilitar o ingresso dos emigrantes no território norte-americano. Cinco são falsificadores de documentos públicos, todos atuantes na cidade de Governador Valadares e região.

Os criminosos chegavam a cobrar US$ 14.000 dólares para providenciarem a viagem.

Os presos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Governador Valadares onde serão interrogados. Após a formalização dos interrogatórios, os presos serão encaminhados à Cadeia Pública de Governador Valadares onde permanecerão custodiados à disposição da Justiça Federal.

A operação conta com o apoio de adidos policiais dos Estados Unidos da América.

 

Fonte:
Polícia Federal

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/18/policia-federal-desmonta-quadrilha-envolvida-no-trafico-internacional-de-pessoas

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br