9/11/2010 12:00 am

POLÍCIA FEDERAL APOIA PROJETO DE DOCUMENTOS DA INTERPOL

POLÍCIA FEDERAL APOIA PROJETO DE DOCUMENTOS DA INTERPOL

A Polícia Federal está participando do projeto de desenvolvimento dos documentos internacionais de viagem da Interpol. Os documentos, passaporte e cartão de identificação, têm o  objetivo de agilizar o trânsito dos agentes cadastrados junto à Interpol entre os seus países membros, facilitando o processo de obtenção de vistos de entrada e, como consequência, as investigações e prisões de procurados internacionais, além da ajuda humanitária internacional.

Uma resolução que normatiza o desenvolvimento dos documentos e seu uso foi aprovada durante a 79ª Assembleia Geral da Interpol, que começou na segunda-feira (8), na cidade de Doha, Catar. O passaporte e o cartão foram analisados ao longo do seu desenvolvimento por uma equipe de peritos, eles produziram relatórios apontando algumas deficiências dos primeiros protótipos e sugerindo alterações que aumentassem a segurança.

A ideia é que, a partir de agora, policiais, portando passaporte Interpol ou com cartão de identificação mais passaporte nacional, e com uma carta de apresentação da unidade da Interpol no Brasil terão o trânsito facilitado frente às normas de imigração.

Foi aprovada ainda uma resolução para reforçar o combate ao comércio ilegal de medicamentos e uma cooperação na identificação de vítimas de catástrofes. A Polícia Federal brasileira já vem atuando nestas duas áreas. No caso dos medicamentos, investigações foram desenvolvidas com informações enviadas pela Interpol, resultando em ações de apreensão de remédios comercializados irregularmente. O exemplo mais recente foi a Operação Panacéia, desencadeada em oito estados no mês de outubro e que resultou na apreensão de mais de 150 mil comprimidos.

Já no caso da segunda resolução, a PF, acionada pela Interpol, colaborou auxiliando na identificação das vítimas da queda do voo 447 da Air France em 2009 e, neste ano, enviou peritos para o México para atuarem no reconhecimento de corpos de vítimas de uma chacina na cidade de San Fernando, localizada na região de fronteira com os Estados Unidos.


Fonte:
Polícia Federal

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/09/policia-federal-apoia-projeto-de-documentos-da-interpol

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br