8/03/2012 12:00 am

Polícia expulsa acampamento de 'Occupy' por dia de São Patrício

Polícia expulsa acampamento de ‘Occupy’ por dia de São Patrício

DA REUTERS, EM DUBLIN

A polícia retirou um acampamento de grupo anti-capitalista inspirado pelos movimentos sociais do “Occupy Wall Street”, nos EUA, das proximidades do banco central da Irlanda, nesta quinta-feira, depois que os organizadores se recusaram a desocupar o espaço devido à parada do dia de São Patrício.

Cerca de 100 policiais isolaram parte da região central de Dublin nas primeiras horas da manhã e removeram 15 manifestantes de uma praça em frente ao escritório do BC local, segundo as autoridades.

Várias tendas, mesas e apetrechos de cozinha foram carregados pelas forças policiais. Alguns manifestantes disseram que seus utensílios foram tirados quando ainda estavam dormindo.

Uma prisão foi feita por ofensa à ordem pública durante a operação. A polícia afirmou que o acampamento poderia causar problemas de segurança durante a parada de São Patrício, marcada para o próximo dia 17.

O festival atrai um vasto número de turistas estrangeiros.

A Irlanda teve relativamente um número reduzido de protestos desde o colapso econômico de 2007, quando o governo passou a adotar medidas de austeridade e o país foi obrigado a receber ajuda financeira da União Europeia e do FMI (Fundo Monetário Internacional).

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1058877-policia-expulsa-acampamento-de-occupy-por-dia-de-sao-patricio.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br