31/07/2012 12:00 am

Polícia chilena reprime manifestação e deixa idoso ferido

Polícia chilena reprime manifestação e deixa idoso ferido

 

No chile um idoso mapuche está em risco de morte, depois de ter recebido um forte golpe na cabeça durante uma manifestação na região da Araucanía reprimida por Carabineros (polícia).

 

 

Segundo a Rádio Bío Bío do Chile, Felicindo Huaiquinao, de 70 anos de idade, ficou gravemente ferido após ser atingido por um jato de água proveniente de um veículo policial, que o fez cair e sofrer um impacto.

 

O fato ocorreu na segunda-feira (30), depois que centenas de integrantes de comunidades mapuche bloquearam uma rota principal na cidade de Temuco, capital da região da Araucanía, na região sul do país.

 

Segundo a imprensa local, os manifestantes protestavam pelo não cumprimento de compromissos governamentais relacionados com a pavimentação de estradas em áreas rurais do território Arauco, considerado um dos mais pobres do país.

 

Um relatório médico divulgado nesta terça-feira (31) à imprensa consta que Huaiquinao foi submetido a uma intervenção cirúrgica ao apresentar “um hematoma subdural agudo extenso”. Nestes momentos é mantido sob coma induzido.

 

Unicef

 

Paralelamente continua a tomada pacífica da sede do Fundo de Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Chile por mulheres integrantes da Aliança Territorial Mapuche que solicitaram ao organismo internacional sua mediação para que o governo retire as forças especiais da Araucanía.

 

A porta-voz do grupo, Mewlen Huencho, considerou que o orgão das Nações Unidas “vê passivamente a violência contra nossas crianças”.

 

“Não desistiremos da ocupação até que a Unicef cumpra realmente seu papel de proteger os direitos de nossas crianças”, afirmou.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189919&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br