15/12/2010 12:00 am

PLANO DE EDUCAÇÃO TEM FOCO NO PROFESSOR

PLANO DE EDUCAÇÃO TEM FOCO NO PROFESSOR

A figura do professor é o principal foco do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser encaminhado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta quarta-feira (15), para ser apreciado pelo Congresso Nacional. A informação é do ministro da Educação, Fernando Haddad, que participou ao lado de Lula, na última segunda-feira (13), do programa semanal de rádio: “Café com o Presidente”. 

O objetivo do governo é que o projeto chegue ao Congresso antes do recesso parlamentar, que deve começar nesta semana, logo que for votado o Orçamento de 2011. 

“A valorização do professor é o eixo central do próximo plano”, destacou Haddad. O novo PNE valerá pelo decênio de 2011 a 2020. Lula lembrou que o novo plano não deve ser visto como um programa de governo, uma vez que tem a duração de 10 anos. “O que é importante é que as metas são ambiciosas”, disse, ao citar a previsão de chegar a 7% do Produto Interno Bruto (PIB) investidos em educação até 2020. 

O atual Plano Nacional de Educação vigora até 31 de dezembro. 

Para o mandato da presidenta eleita Dilma Rousseff, Lula afirmou que o principal desafio será “observar a qualidade” da educação no Brasil. “Daqui para frente nós precisamos fazer com que haja uma maior evolução, mais ousadia na questão do ensino fundamental”, disse. 

“[A qualidade da educação] é um desafio para a futura presidenta do Brasil, a companheira Dilma Rousseff. É um desafio para quem for escolhido por ela para ser ministro da Educação”, acrescentou. 

Lula destacou os investimentos em educação superior feitos nos últimos oito anos, mas avaliou que é preciso, a partir de agora, “mais ousadia” no ensino fundamental.

Agência Brasil

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/14/plano-de-educacao-tem-foco-no-professor

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br