29/10/2010 12:00 am

PETROBRAS INICIA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL

PETROBRAS INICIA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL

A Petrobras começou oficialmente, nesta quinta-feira (28), a extração comercial de petróleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos (RJ), onde foi inaugurado o navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis. A solenidade contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

O navio é do modelo FPSO (sigla de unidade flutuante que produz, armazena e exporta óleo e gás em inglês). A embarcação está ancorada no solo sob uma lâmina de água de água de 2.149 m e poderá produzir até 100 mil barris de óleo por dia. O Cidade de Angra dos Reis tem capacidade para processar até 5 milhões de metros cúbicos de gás por dia.

Na ocasião, o presidente Lula afirmou que, com a extração do primeiro óleo do sistema definitivo da área do pré-sal de Tupi, na Bacia de Santos, o século 21 será “inexoravelmente o século do Brasil e da América Latina”. Para Lula, o país não soube aproveitar oportunidades no século passado.

O Cidade de Angra dos Reis vai ajudar também a Petrobras a coletar informações técnicas para o desenvolvimento das grandes acumulações de petróleo descobertas nos últimos anos na região. O campo de Tupi é operado pela empresa estatal (65%) em parceria com as empresas BG Group (25%) e Galp Energia (10%).

O navio-plataforma ficará próximo à embarcação Cidade de São Vicente, que está em teste no campo Tupi desde maio de 2009 e já produziu quase 7 milhões de barris de petróleo.

Até agora, nove poços já foram perfurados em águas ultraprofundas da Bacia de Santos. A nona perfuração, na semana passada, confirmou o alto potencial de óleo leve e gás natural da jazida, estimado pela empresa entre 5 e 8 bilhões de barris. O poço comprovou que o óleo que está na megarreserva tem a espessura de cerca de 128 m – o que reduz incertezas das estimativas de volume do produto na área.


Fonte: 
Blog do Planalto
Agência Brasil 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/10/28/petrobras-inicia-exploracao-do-pre-sal

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br