17/09/2010 12:00 am

PESQUISA MOSTRA QUE CRESCE PREOCUPAÇÃO DE PAULISTANOS COM A POLUIÇÃO

PESQUISA MOSTRA QUE CRESCE PREOCUPAÇÃO DE PAULISTANOS COM A POLUIÇÃO

A poluição é o quinto tema que mais preocupa os habitantes da capital paulista, segundo levantamento divulgado ontem (16) pelo Movimento Nossa São Paulo e o Ibope. Outro dado importante é que a preocupação com a qualidade do ar foi o segundo tema que mais cresceu de 2009 para 2010.

De acordo com o estudo, no ano passado, 21% dos paulistanos entrevistados apontavam a poluição como um dos principais problemas da cidade. Neste ano, o percentual subiu para 28%. Só a preocupação com a segurança cresceu mais. O percentual de pessoas que acreditam que a área é problemática passou de 29% para 43%.

Ainda segundo o estudo, 96% da população de São Paulo consideram o problema da poluição grave ou muito grave. No ano passado, esse percentual era de 92%. Neste ano, 95% dos entrevistados afirmaram que a poluição afeta muito ou pelo menos um pouco a sua vida.

“A poluição é o principal problema de saúde de São Paulo”, disse o coordenador do Nossa São Paulo, Oded Grajew, durante entrevista coletiva concedida na Câmara de Vereadores da capital. “Por dia, 12 pessoas morrem devido à má qualidade do ar. Precisamos reduzir a poluição”.

A pesquisa aponta ainda que os moradores de São Paulo acreditam que os veículos são os principais responsáveis pelo problema. Justamente por esse motivo, 52% dos motoristas disseram estar dispostos a reduzir o uso do automóvel como forma de promover melhorias no meio ambiente.

O estudo também indica que 43% estariam dispostos a trocar seu carro a gasolina por um carro a álcool e 47%, a trocar seu carro por um menos potente e menos poluente.

Reportagem de Vinicius Konchinski, da Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 17/09/2010

FONTE: http://www.ecodebate.com.br/2010/09/17/pesquisa-mostra-que-cresce-preocupacao-de-paulistanos-com-a-poluicao/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br