25/01/2011 12:00 am

PERU É O DÉCIMO DA AMÉRICA LATINA A RECONHECER O ESTADO PALESTINO

PERU É O DÉCIMO DA AMÉRICA LATINA A RECONHECER O ESTADO PALESTINO

O governo peruano anunciou hoje o reconhecimento da Palestina como Estado independente soberano”, um gesto considerado alinhado “com a sua política tradicional e consistente em favor da solução pacífica das controvérsias”.

O anúncio foi feito pelo chanceler José Antonio García Belaunde, durante uma coletiva de imprensa para apresentar a terceira cimeira América do Sul-Países Árabes, que será realizada em Lima, de 14 a 16 de fevereiro. Em Lima, o anúncio foi visto como um gesto para os países árabes. 

O ministro das Relações Exteriores disse mais tarde aos repórteres que seu governo teria preferido que o reconhecimento do Estado palestino tivesse sido feito por unanimidade pelos países da América do Sul, através da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), porque “as condições estão maduras”, mas esses reconhecimentos foram feitos separadamente, de forma paulatina. 

Décimo

O Peru se soma assim ao reconhecimento do Estado palestino por parte do Brasil, da Argentina, da Bolívia, do Chile, do Equador, de Cuba, da Venezuela, da Nicarágua e da Costa Rica, enquanto o Uruguai anunciou a sua intenção de fazê-lo, e, de acordo com fontes palestinas, do Paraguai também é esperado anúncio parecido em breve. 

Um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros emitido mais tarde recorda que o Peru também “reconhece o direito irrevogável de Israel de se desenvolver em paz e harmonia com todos os seus vizinhos, livre de qualquer ameaça ao seu povo” e inclusive fez um chamamento aos países que ainda não o fizeram para que “reconheçam plenamente o Estado de Israel”. 

Da redação, com agências

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=146081&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br