4/01/2012 12:00 am

Perspectivas piores fazem taxa de risco espanhola voltar a subir

Perspectivas piores fazem taxa de risco espanhola voltar a subir

DA EFE, EM MADRI

A taxa de risco da Espanha -medida pela diferença entre a rentabilidade do título de dívida alemão de dez anos e o equivalente nacional-encerrou hoje na marca dos 350,9 pontos básicos, 12 acima do fechamento de ontem, num reflexo da piora das expectativas para o país neste ano.

A rentabilidade do título soberano espanhol de dez anos encerrou a sessão em 5,43% ao ano, ante 5,29% na jornada de ontem.

Enquanto isso, o bônus da Alemanha, considerado mais seguro, foi negociado por 1,92% ao ano na jornada de hoje, ante 1,90% na jornada de ontem, logo após o país ter emitido € 4 bilhões em títulos de dívida, que tiveram uma demanda bem acima do previsto.

A taxa de risco espanhola manteve a tendência altista vista ontem, quando subiu 18 pontos básicos.

Várias notícias divulgadas nos últimos dias apontaram uma piora das perspectivas de recuperação da economia espanhola. O governo admitiu que o deficit público pode ficar acima de 8% do PIB em 2011, acima da meta de 6% estabelecida pela gestão anterior.

E as instituições financeiras Goldman Sachs e Fitch Ratings pioraram suas projeções sobre o PIB espanhol. O primeiro já prevê uma contração de 1,5%.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1029830-perspectivas-piores-fazem-taxa-de-risco-espanhola-voltar-a-subir.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br