19/11/2010 12:00 am

PENSAMENTO SOCIALISTA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO É DISCUTIDO NO CCH

PENSAMENTO SOCIALISTA PARA A EDUCAÇÃO DO CAMPO É DISCUTIDO NO CCH

“As contribuições do pensamento socialista para a educação do campo” foi o tema da segunda mesa-redonda do I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão, realizada na manhã desta quinta-feira, 18 de novembro.

Além de membros da Universidade Federal do Maranhão, como a Profª. Drª. Josefa Batista Lopes e a Profª. Ms. Maria da Conceição Lobato, compôs a mesa a Profª. Drª. Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia. 

Segundo Celi Taffarel, é da educação do campo, baseada em uma pedagogia socialista, que vem o rompimento com a pedagogia burguesa. Esta pedagogia socialista estaria fundamentada na teoria marxista. 

“A educação não vai mudar a sociedade, mas pode contribuir para isso. O que realmente traria mudança para a sociedade seria a troca de ordem econômica do capitalismo pelo socialismo, que geraria alterações nas relações de trabalho”, declara Taffarel. 

Distinguindo a escola para a classe trabalhadora e para a sociedade capitalista, Taffarel esclarece que, para a primeira, a escola é um veículo de revolução e de defesa dos seus direitos, já para a segunda a escola busca reproduzir a ideologia dominante (capitalista) sobre a classe trabalhadora. Nesse cenário, o capitalismo é considerado como ‘destruidor’ da classe trabalhadora, visto que objetiva o lucro em primeiro lugar, deixando de lado os interesses e deveres dos trabalhadores. 

A programação do I Encontro de Estudos e Pesquisas sobre Questão Agrária e Educação do Campo no Maranhão vai até amanhã. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação e Educação da UFMA e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em História, Política, Educação e Cultura do Campo (NEPHECC). 

Para mais informações, acessar www.nephecc.ufma.br 

Revisão de texto: Carla Morais

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9638

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br