11/11/2010 12:00 am

PENITENCIÁRIAS FEDERAIS VÃO RECEBER OFICINAS DE LEITURA E ACERVO DE LIVROS

PENITENCIÁRIAS FEDERAIS VÃO RECEBER OFICINAS DE LEITURA E ACERVO DE LIVROS

As prisões federais das cidades de Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR) serão as primeiras do País a receberem, nesta semana, pontos de leitura com um acervo de 650 obras– exemplares de literatura brasileira, estrangeira, infantil e juvenil, DVD’s, enciclopédias, computador e impressora.

O projeto “Leitura nas prisões”, que tem como estratégia implantar pontos de leitura em penitenciárias brasileiras, será lançado nesta quinta-feira (11) em Porto Velho. O projeto é uma parceria dos ministérios da Cultura, Educação, Justiça e Desenvolvimento Agrário e o Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

O Ministério da Cultura (MinC), através do Programa Mais Cultura investiu R$ 160 mil no projeto.  Além do acervo do MinC, as penitenciárias receberam obras do projeto Arca das Letras, do MDA.

Oficinas com escritores

Com o lançamento do projeto, escritores vinculados à Organização das Nações Unidas (Unesco) vão realizar oficinas de leitura para presos e servidores em todas as unidades. A equipe de tratamento penitenciário dará continuidade ao trabalho iniciado, tornando a atividade de capacitação permanente.

“O livro deve estar onde houver leitores. Por isso, um dos eixos de ação do Plano Nacional do Livro e da Leitura é a democratização do acesso com conquista de novos espaços de leitura. Assim, a penitenciária é mais um lugar de ação, como hospitais, asilos e pontos de ônibus”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba. 

Além dos pontos de leitura nas penitenciárias, o MinC apoiou outras 514 iniciativas sociais, em edital nacional, e implantou 10 pontos de leitura em fábricas de Diadema (SP). Outros 25 pontos serão implantados em indústrias do ABC Paulista.


Fonte: 
Ministério da Cultura

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/10/penitenciarias-federais-vao-receber-oficinas-de-leitura-e-acervo-de-livros

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br