4/10/2012 12:00 am

Passeata em Fortaleza (CE) alerta para importância do voto

Passeata em Fortaleza (CE) alerta para importância do voto

 

Ficha limpa, voto consciente, função de vereadores e prefeitos. Esses são alguns dos temas que serão abordados nesta quinta-feira (4) em uma Passeata de Sensibilização pelo Voto Consciente. A mobilização, organizada pelo Conselho de Integração Social (ONG IntegraSol), percorrerá as ruas da comunidade do Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, capital do Ceará.

 

De acordo com Flor Fontenele, integrante da ONG, a atividade tem o objetivo de chamar a atenção dos/as moradores/as da comunidade para a importância de um voto responsável.

 

Segundo ela, cerca de 200 crianças caminharão pelas ruas do bairro com cartazes ressaltando questões como: segurança, paz, políticas públicas para a comunidade, e garantia de direitos de crianças e adolescentes. “Em um carro de som, nós também vamos explicar para as pessoas como identificar políticos mal intencionados, a importância do voto consciente e de eleger pessoas comprometidas com os interesses da cidade”, acrescenta.

 

Fontenele explica que os meninos e as meninas que vão participar da passeata estão há mais de um mês se preparando para a mobilização. De acordo com ela, durante o mês de setembro, crianças e familiares participaram de atividades sobre a temática com foco em questões como: voto consciente, papel do vereador e do prefeito, ficha limpa, e políticas públicas para crianças e adolescentes.

 

“Nós percebemos que houve um avanço (comparado com anos anteriores). As pessoas já têm noção da importância do voto, mas têm pouco conhecimento do papel de vereador, das atividades que desempenha, do papel de prefeito, de como as políticas são realizadas entre município, estado e Governo Federal”, afirma.

 

Para ela, é fundamental que a população saiba em quem está votando e conheça a função de cada representante municipal, além de procurar eleger aqueles/as comprometidos com a comunidade e com os direitos de crianças e adolescentes. “O que queremos é que as pessoas façam sua escolha com responsabilidade”, conclui.

 

A comunidade vai também exigir compromisso dos políticos e da sociedade em geral com a causa da infância e da juventude, além de políticas públicas eficazes que assegurem o direito à vida desta parcela da população brasileira. E denunciar a alta incidência de mortalidade da juventude, a exploração sexual, trabalho infantil e agressão ao meio ambiente na região.

 

Neste domingo (7), brasileiros e brasileiras irão às urnas para eleger os/as representantes municipais para os próximos quatro anos. Fortaleza (CE) possui dez candidatos ao poder executivo e mais de mil candidatos/as ao poder legislativo municipal.

 

Fonte: Adital

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=195469&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br