21/12/2010 12:00 am

PARIS TERÁ SISTEMA DE ALUGUEL DE CARROS ELÉTRICOS PÚBLICOS

PARIS TERÁ SISTEMA DE ALUGUEL DE CARROS ELÉTRICOS PÚBLICOS

Esquema funcionará nos mesmos moldes do aluguel de bicicletas públicas, que acabou sendo adotado por outras cidades, como Londres e Rio de Janeiro.

BBC

A prefeitura de Paris anunciou o lançamento de um sistema público de aluguel de carros elétricos, o Autolib, que deverá ser inaugurado no próximo ano.

O funcionamento do Autolib será nos mesmos moldes do Vélib, sistema de aluguel de bicicletas públicas, lançado em 2007 em Paris, que acabou sendo adotado por várias outras cidades, como Londres e Rio de Janeiro.

‘O Autolib será o primeiro no mundo, um serviço inovador que poderá revolucionar a maneira de se deslocar nos centros urbanos’, afirmou o prefeito de Paris, o socialista Bertrand Delanoë.

O carro escolhido para o projeto, 100% elétrico, é o Bluecar, desenvolvido pelo grupo francês Bolloré, que venceu a licitação da prefeitura de Paris.

O modelo, construído em parceria com o grupo italiano Pininfarina, é compacto, com quatro lugares, e será equipado com rádio e GPS. Ele possui autonomia de 250 quilômetros, segundo o fabricante.

Estações e recarga
O Autolib deverá ser inaugurado em outubro de 2011. Em abril do próximo ano começarão as obras para construir as estações do sistema.

A fase de testes deverá ser realizada entre agosto e setembro.

Como no sistema Vélib, os motoristas que utilizarão o Autolib poderão retirar o carro em qualquer uma das 700 ‘estações’ previstas em Paris e devolvê-lo também onde desejarem.

Também haverá 300 estações de Autolib em cidades próximas à capital.

Nas estações, haverá locais para recarregar a bateria do carro, um novo modelo em lítio-metal polímero cuja autonomia de 250 Km seria maior do que a dos concorrentes.

A frota prevista inicialmente é de 3 mil carros e deverá atingir 3,5 mil veículos até 2016.

Opção para turistas
Os turistas também poderão utilizar o serviço, disponível a todos que tenham uma carteira de motorista.

Também como no Vélib, o Autolib funciona por meio de um sistema de assinaturas, que pode ser diária (10 euros, cerca de R$ 22), semanal (15 euros- R$ 33) ou anual (12 euros – R$ 26).

O usuário pagará em seguida tarifas diferentes, que variam de acordo com o tipo de assinatura escolhida, por cada meia hora de utilização.

No caso de uma assinatura diária, por exemplo, a primeira meia hora custará 7 euros (cerca de R$ 15), a segunda meia hora 6 euros (R$ 13) e, a partir da terceira meia hora, serão cobrados 8 euros (R$ 17) por cada 30 minutos.

O objetivo é incentivar os motoristas a utilizar o Autolib para trajetos curtos e devolver rapidamente o carro. Um depósito de 250 euros (R$ 555) também será exigido.

Apesar de o carro ser totalmente elétrico, políticos do Partido Verde se opuseram ao projeto, afirmando temer o aumento de veículos na capital francesa.

Alguns especialistas também levantam questões sobre o funcionamento do sistema em geral, como a autonomia limitada dos carros, o tempo para recarregar a bateria (de cerca de 4 horas), além de problemas de furtos e vandalismo, que ocorreram com o Vélib.

Outros analistas estimam que o lançamento do Autolib poderá dar grande impulso ao carro elétrico na França, que já foi a grande sensação do Salão do Automóvel de Paris, em outubro passado.

 

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/paris-tera-sistema-de-aluguel-de-carros-eletricos-publicos.html

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