5/11/2010 12:00 am

PARCERIA INCRA E GOVERNO DO ESTADO ATENDE 252 ASSENTAMENTOS

PARCERIA INCRA E GOVERNO DO ESTADO ATENDE 252 ASSENTAMENTOS

Trabalhadores rurais de 252 projetos de assentamento no Maranhão têm garantida a liberação do Crédito Instalação para iniciarem suas atividades produtivas nos assentamentos e construírem suas novas casas.

A solenidade que marcou a efetivação desta iniciativa foi realizada, nesta quinta-feira (4), na sede da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (Incra-MA), com a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o (Incra) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Sedagro).

Com a assinatura do Termo de Cooperação, as famílias que residem em projetos de assentamentos do Governo do Estado, reconhecidos oficialmente pelo Incra-MA, terão assegurados os recursos para a compra de equipamentos e insumos para começarem os seus plantios. Elas terão também créditos para construírem ou reformarem as suas moradias.

O superintendente regional do Incra-MA, Benedito Terceiro, informou que os recursos disponibilizados para essas ações são do Programa Crédito Instalação, destacando o Crédito Apoio, o Aquisição de Materiais de Construção e Reforma de Unidades Habitacionais. Ele também citou a importância do Crédito Instalação para as famílias de trabalhadores rurais, que vivem nesses 252 assentamentos. “Estes créditos asseguram a melhoria significativa da qualidade de vida das famílias que habitam nos assentamentos e são atendidos com esses projetos de reforma agrária”, afirmou.

Já a Secretária de Estado do Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade, explicou que o Incra e o Governo do Maranhão já vem trabalhando na implantação de ações produtivas e sociais nos projetos de assentamento do Estado. “O que estamos fazendo agora é ampliando essas ações para um maior número de assentamentos, trazendo a segurança imediata do ponto de vista social que os assentados precisam para se instalarem nos projetos de assentamento”, declarou.

O Crédito Instalação

O Crédito Instalação consiste em recursos financeiros para os beneficiários da reforma agrária, com o objetivo de suprir as necessidades básicas, fortalecer as atividades produtivas, desenvolver os projetos, disponibilizar recursos para construção e reforma de suas unidades habitacionais e atender necessidades hídricas das famílias nos projetos de assentamento. Para o benefício dos agricultores, os créditos são liberados nas seguintes modalidades: Apoio inicial, Aquisição de Materiais de Construção, Reforma de Unidades Habitacionais, Fomento, Adicional Fomento e Apoio Mulher.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12574

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br