27/07/2012 12:00 am

Paraguai: Parlamentares denunciam violações aos direitos humanos

Paraguai: Parlamentares denunciam violações aos direitos humanos

 

Parlamentares de países do Mercosul que visitaram o Paraguai confirmaram graves violações aos direitos humanos, informou nesta sexta-feira (27) um dirigente paraguaio que os acompanhou em seu percurso.

 

Ricardo Canese, secretário geral da Frente Guasú, coalizão de partidos e organizações de esquerda, criticou meios de imprensa favoráveis ao governo de Federico Franco, por distorcer informações da delegação e ocultar os graves fatos comprovados pela mesma.

 

Afirmou que os legisladores constataram execuções sumárias, torturas, prisões indevidas a pessoas feridas e acusações de homicídio a camponeses só por estarem em uma lista para exigir terras; tudo isso verificado durante sua visita à localidade de Curuguaty.

 

Foi nessa zona onde, durante o passado mês de junho, vimos um choque entre camponeses sem terras e a polícia que os foi desalojar dos terrenos onde estão assentados, situação cujos detalhes ainda não foram devidamente esclarecidos pela justiça.

 

Canese explicou que todos os visitantes – congressistas do Brasil, Argentina e Uruguai – comprovaram também no Paraguai a violação impune de garantias constitucionais e direitos humanos pelo governo que surgiu da destituição do presidente Fernando Lugo.

 

Criticou os meios de imprensa por censurar estas conclusões dos parlamentares das nações do Mercosul, organização que suspendeu o Paraguai pela ruptura da ordem democrática com o irregular julgamento político realizado contra Lugo.

 

Finalmente, o também deputado ao Parlasul considerou grave o fato de que – como durante a ditadura de 35 anos de Alfredo Stroessner, derrocado em 1989 – existam meios de difusão dispostos a ocultar a verdadeira situação do país.

 

Fonte: Opera Mundi

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=189606&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br