1/11/2012 12:00 am

Paraguai: Nenhuma mudança sobre a suspensão da Unasul

Paraguai: Nenhuma mudança sobre a suspensão da Unasul

 

A suspensão do Paraguai como membro da Unasul mantém-se inalterada, depois de uma reunião da comissão do bloco regional, que avaliou em Lima a possibilidade de enviar para esse pais uma missão de acompanhamento eleitoral.

 

A proposta será analisadsa pelos chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), no dia 29 de novembro em Lima, como um prelúdio para a cúpula do dia seguinte, disse o presidente do Grupo de Alto Nível desta aliança regional sobre o Paraguai, Salomon Lerner.

 

Sobre a resistência do governo paraguaio – suspenso devido ao golpe parlamentar que derrubou o presidente Fernando Lugo- a receber a missão da Unasul, Lerner atribui ao preconceito e ao desconhecimento sobre o trabalho que fariam os enviados.

 

Ele calcula que tal atitude poderá se dissipar quando forem conhecidos os possíveis integrantes da missão, que verificaria a transparência e a correção das eleições convocadas para 21 de abril de 2013.

 

Lerner confirmou tacitamente que a exclusão do regime paraguaio se mantém, ao expressar o desejo regional do pronto retorno do Paraguai pelo caminho da democracia e que tenha um processo eleitoral transparente.

 

É o que todos desejamos, que o Paraguai continue sendo membro da unidade política da Unasul, retorne para a democracia e tenha um processo eleitoral transparente. Por isso estamos acompanhando, expressou.

 

O grupo, encabeçado pelo ex-primeiro-ministro peruano, foi criado depois da suspensão do Paraguai devido ao golpe parlamentar em junho passado.

 

Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197899&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br