25/10/2012 12:00 am

Paraguai: camponeses bloqueiam estradas contra governo

Paraguai: camponeses bloqueiam estradas contra governo

 

Cerca de mil camponeses mantêm o bloqueio iniciado na quarta-feira (24) em duas importantes estradas dos estados paraguaios de Misiones e Itapúa, em protesto pelo não cumprimento da entrega de subsídios prometida pelo governo.

As demandas dos trabalhadores têm a ver com a compensação aprovada de uns 250 dólares por agricultor com motivo das perdas sofridas pela intensa seca e inclusive pela exclusão de uma parte deles das listas de beneficiados.

 

No caso de Misiones, cerca de 400 camponeses estão fechando a passagem de veículos da estrada número um, interrompendo de forma intermitente o trânsito a Assunção.

 

Colheita prejudicada

 

O presidente da Organização Camponesa de Misiones, Jorge Talavera, disse que por não terem recebido resposta positiva por parte do governo reiniciaram a medida de força nesta quinta-feira (25), e anunciou a chegada durante este dia, como apoio, de outros mil trabalhadores rurais.

 

Por outra parte, outros 500 agricultores do nordeste de Itapúa mantêm desde cedo e pelo segundo dia, o fechamento da Rota 6 também em protesto por o Governo não ter realizado a transferência de fundos necessária para indenizar os afetados pela seca.

 

O bloqueio desta via, de grande importância para o transporte na região, foi iniciado porque Federico Franco, designado presidente pelo Congresso depois da destituição do mandatário constitucional Fernando Lugo, não cumpriu a promessa feita no passado dia 5 de outubro de entregar rapidamente a ajuda.

 

“Precisamos desses fundos para pagar as sementes da safra atual, última oportunidade no ano de produzir algodão e levar alguma coisa para nossas casas”, disse Emiliano Vera, presidente da Associação de Produtores de Itapúa.

 

A falta de pagamento afetou nesse estado a 14 mil 500 agricultores e gerou mais um entre os numerosos conflitos sociais dos últimos dias, depois do Ministério de Fazenda ter aceitado a difícil situação financeira do país, o que obrigou à utilização das reservas do Banco Central.

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=197248&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br