22/02/2011 12:00 am

PARA MDS, VENCER CULTURA DO CLIENTELISMO É DESAFIO DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

PARA MDS, VENCER CULTURA DO CLIENTELISMO É DESAFIO DA ÁREA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O principal desafio do governo federal para implementar uma política eficaz de assistência social é vencer a cultura tradicional que predomina no país, que vê a assistência social como um trabalho transversal e segmentado, voltado para a população carente.

A afirmação foi feita à Agência Brasil pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin. Ela participou nessa segunda-feira (21), no Rio, da abertura do Encontro de Gestores Municipais de Assistência Social da Região Sudeste.

Para a secretária, é fundamental vencer o desafio da qualificação de mão de obra voltada para as políticas de assistência social do governo. “Na verdade, a área, por ser residual, levava a que pessoas de boa vontade e voluntários fossem sempre indicados para esse atendimento. Era aquela história de escolher fulana sob a única condição de ela ser esposa do dirigente e não de ser a pessoa com qualificação, preparação e formação para desempenhar a função”.

Segundo Denise Colin, superar essa lógica de política residual e de voluntarismo como qualificação para o exercício de políticas públicas é ainda um desafio a vencer. “A compreensão das políticas de assistência social como de Estado e não de governo vem sendo essencial para o avanço dessas políticas”.

Ela explicou que o quadro vem mudando desde 2005, com a criação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que permite a estruturação de uma política pública com todos os seus elementos – financiamento público, especificidade na oferta de serviços, profissionais qualificados e continuidade no atendimento.

“Essa estruturação vem mostrando a nova política de assistência social brasileira, que tem por objetivo  atender populações em situação de vulnerabilidade, principalmente as que sentem mais a falta de acesso a bens de serviços e recursos e que se encontram em situação de risco – como exposição à violência, exploração no trabalho, ruptura do vínculo familiar e comunitário”.

Denise Colin disse que foi esse conjunto de demanda que requisitou da assistência social uma estrutura de proteção social para os mais necessitados. “São serviços de proteção básica, para atender pessoas em situação de vulnerabilidade ou de risco”.

A secretária lembrou que desde a criação do Suas a área vem aprimorando o trabalho, ampliando o financiamento federal e buscando parcerias com estados e municípios para atender qualitativamente as demandas dessa população.

Edição: Graça Adjuto

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3194562

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br