11/11/2010 12:00 am

PAÍSES DO CONTINENTE AMERICANO SE REÚNEM EM ENCONTRO SOBRE PROTEÇÃO DE REFUGIADOS

PAÍSES DO CONTINENTE AMERICANO SE REÚNEM EM ENCONTRO SOBRE PROTEÇÃO DE REFUGIADOS

Nesta quinta-feira (11), 20 países do continente americano participam da “Reunião Internacional sobre Proteção de Refugiados, Apátridas e Movimentos Migratórios Mistos nas Américas”. O evento acontece em Brasília (DF).

Os países participantes vão discutir tendências sobre deslocamento forçado nas Américas, com dados atualizados sobre a situação de refugiados, apátridas e fluxos migratórios na região. Durante o encontro será divulgada a ‘Declaração de Brasília’, que define compromissos dos países participantes sobre a proteção internacional nas Américas.  

O evento será concluído com o lançamento de duas publicações: o livro “Refúgio no Brasil – A Solidariedade Brasileira e seu Impacto Regional nas Américas” e o manual “Nacionalidade e Apatridia”. Haverá também o pré-lançamento mundial da campanha “Vamos calçar os sapatos dos refugiados”, produzida pelo Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) para promover a tolerância e a empatia da sociedade com refugiados e deslocados internos.

A reunião internacional também marcará o lançamento, na região das Américas, das comemorações do 60º aniversário do ACNUR, do 60º aniversário da Convenção da ONU sobre o Estatuto dos Refugiados e do 50º aniversário da Convenção da ONU sobre a Prevenção da Apatrídia, instrumentos fundamentais do direito humanitário internacional.

O encontro é promovido pelo Ministério da Justiça e ACNUR, com apoio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

A programação completa da reunião está disponível no site do Ministério da Justiça.


Fonte: 
Ministério da Justiça

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/10/paises-do-continente-americano-se-reunem-em-encontro-sobre-protecao-de-refugiados

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br