16/11/2010 12:00 am

ORGANIZAÇÕES PRODUTIVAS DE MULHERES RURAIS SE CONCENTRAM NO NORTE E NORDESTE

ORGANIZAÇÕES PRODUTIVAS DE MULHERES RURAIS SE CONCENTRAM NO NORTE E NORDESTE

Os grupos de mulheres rurais que se organizam para produzir alimentos e artesanato são pequenos, com média de 15 integrantes e estão concentrados, predominantemente, nas regiões Norte e Nordeste, sendo que maioria foi criada a partir de 2002.

Os dados foram apresentados no domingo (15), no seminário sobre organizações produtivas das mulheres rurais, que fez parte da 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul. O perfil dos empreendimentos econômicos das mulheres rurais foi levantado pela Secretaria de Economia Solidária do Ministério do Trabalho.

Outra característica identificada no estudo foi a dificuldade de acesso dessas mulheres a políticas de crédito, seja por falta de personalidade jurídica das organizações ou porque acreditam ser este um processo muito burocrático.

“Esses grupos têm avançado, mas ainda precisam de muitos incentivos para qualificar e ampliar a produção. Um conjunto de políticas vem sendo implementado e temos atuado no sentido de auxiliar com documentação”, explicou Patrícia Mourão, da Assessoria de Gênero, Raça e Etnia do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

A 14ª Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul termina nesta terça-feira (16), em Brasília, com discussões sobre temas como aquisição pública de alimentos da agricultura familiar, reforma agrária e políticas de acesso à terra.


Fonte:
Agência Brasil

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/16-1/organizacoes-produtivas-de-mulheres-rurais-se-concentram-no-norte-e-nordeste

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br