28/05/2012 12:00 am

Oposição venezuelana tenta desqualificar sistema eleitoral

Oposição venezuelana tenta desqualificar sistema eleitoral

 

A oposição venezuelana tenta desqualificar o sistema eleitoral do país, por causa dos resultados negativos, que mostram as pesquisas, sobre seu candidato, Henrique Capriles, para as próximas eleições, denunciaram nesta segunda-feira (28).

 

De acordo com o dirigente e técnico eleitoral do Partido Socialista Unido da Venezuela, Hector Dávila, a direita indica essa estratégia através do questionamento de temas como o acesso massivo aos documentos de identidade e a automatização.

 

“Além disso, impulsiona uma campanha para gerar desconfiança com respeito a gestão do Conselho Nacional Eleitoral”, sustentou Dávila em declarações para televisão privada Televen, citadas pela Agência Venezuelana de Notícias.

 

Para ele, setores da oposição fazem um esforço para começar a desqualificar e questionar o Conselho e os eventuais resultados, já que tudo indica um favoritismo do presidente Hugo Chávez.

 

O cientista político Oscar Bravo, expressou que “o sistema eleitoral desta nação está blindado, isso se monstrou nos últimos anos mediante auditorias e visitas de observadores internacionais”.

 

Nas eleições presidenciais do próximo dia 7 de outubro, as autoridades vão implementar um Sistema de Autenticação Integrado que permite, através das impressões digitais, identificar os votantes para impedir votos duplos ou roubo de identidade.

 

No dia 23 de abril, a presidenta do Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena, qualificou o sistema como confiável, transparente, rápido e passível de auditoria em todas as suas fases.

 

Uma recente pesquisa da empresa International Consulting Services (ICS) indica que Chávez conta com 62,9% das intenções de voto para as eleições gerais, enquanto Capriles alcança 25,6%.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=184377&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br