4/02/2011 12:00 am

OPOSIÇÃO QUER CRIAR GOVERNO PROVISÓRIO NO HAITI

OPOSIÇÃO QUER CRIAR GOVERNO PROVISÓRIO NO HAITI

Um governo provisório a partir de 7 de fevereiro, quando se encerrará oficialmente o mandato do presidente René Preval, é a nova proposta dos grupos de oposição no Haiti.

A administração interina estaria dirigida por um juiz da Corte de Cassação ou por uma personalidade designada pelos candidatos presidenciais, segundo relatou a agência Prensa Latina.

Mesmo assim, propõem criar um gabinete com 18 ministros e ao redor de 30 membros de uma junta estatal eleitos por consenso entre os partidos, que inclua também representantes dos dez departamentos do país.

Segundo indicaram os oposicionistas, a proposta deverá ser efetivada a partir de 7 de fevereiro, independentemente dos resultados definitivos do primeiro turno das eleições presidenciais, celebrado em 28 de novembro.

De acordo com Edmond Suplice Beauzile, do partido Alternativa, a ideia do novo executivo contará com amplo apoio popular.

“Esse governo garantirá a continuidade do Estado, organizará eleições honestas e inclusivas e prosseguirá a luta contra o coléra”, disse Beauzile.

De acordo com a Rádio Metropole, a iniciativa oposicionista se contrapõe à possível extensão do mandato de Preval por mais 90 dias, após o término constitucional de sua gestão.

A ideia, respaldada por uma lei do Senado haitiano, foi revelada pelo próprio dirigente, ante o tempo que o Conselho Eleitoral Provisório tomou para analisar e emitir os resultados do primeiro turno da eleição.

O atraso no processo obrigou a adiar para o dia 20 de março o segundo turno, previsto inicialmente para o dia 16 de janeiro, o que implica que os números definitivos e o nome do sucesso do presidente só sejam divulgados pouco depois do mês de março.

Fonte: Granma

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=146832&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br