24/11/2010 12:00 am

OPERAÇÃO DA PF E CGU NO PARÁ VAI FREAR VENDA IRREGULAR DE REMÉDIOS

OPERAÇÃO DA PF E CGU NO PARÁ VAI FREAR VENDA IRREGULAR DE REMÉDIOS

Um grupo de empresas que fornecem medicamentos sem licitação no estado do Pará serão alvo de uma operação lançada nesta terça-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União.

A operação “Vide Bula” busca interromper a ação de um grupo de empresas fornecedoras de medicamentos que negociavam medicamentos sem procedimento licitatório com administração de alguns municípios do estado. Essas empresas também usavam quatro empresas “fantasmas” do município de Castanhal.

Somente nesta terça-feira foram cumpridos 59 mandados de busca e apreensão em dez municípios paraenses. As investigações se estenderam aos municípios de Bujaru, Colares, Magalhães Barata, São Domingos do Capim, Santo Antônio do Tauá e Terra Alta.

As apurações feitas pela CGU nesses seis municípios indicam um prejuízo potencial superior a R$ 3,5 milhões e revelaram, entre outras irregularidades, a prática de sobrepreço e superfaturamento, pagamento por medicamentos não fornecidos, uso de notas fiscais inidôneas e o conluio entre empresas licitantes, além de outras fraudes em licitações.

Dentre os locais de busca e apreensão estão as sedes das seis prefeituras citadas e de suas respectivas secretarias de Saúde, as residências dos seis prefeitos desses municípios, de vários secretários municipais e de três vereadores, além de fornecedores e contadores.

Escritórios de contabilidade e sedes das empresas envolvidas, bem como uma ONG ligada a um deputado estadual do Pará, também foram alvo da operação.

As práticas investigadas se enquadram em crime de responsabilidade, peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, crimes em licitação e formação de quadrilha.

Esta é considerada a maior operação na história da Polícia Federal no Pará. Cerca de 260 policiais federais e 36 auditores da CGU participam da operação. Trinta pessoas já foram identificadas como responsáveis pelos crimes e deverão ser indiciadas ainda esta semana, dentre elas os prefeitos dos municípios citados.


Fonte:
Polícia Federal

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/23/operacao-da-pf-e-cgu-no-para-vai-frear-venda-irregular-de-remedios

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br