18/01/2011 12:00 am

ONU SE SOLIDARIZA COM ESFORÇOS DO BRASIL E LAMENTA PERDA DE VIDAS POR FORTES CHUVAS

ONU SE SOLIDARIZA COM ESFORÇOS DO BRASIL E LAMENTA PERDA DE VIDAS POR FORTES CHUVAS

A Organização das Nações Unidas se solidariza com o governo brasileiro, as demais autoridades locais e a sociedade civil nos esforços empreendidos face à tragédia causada pelas chuvas recentes no país, e em especial aos desastres registrados na região serrana do Rio de Janeiro.

 

A ONU parabeniza o governo brasileiro pela iniciativa de criar o Sistema Nacional de Prevenção e Alerta de Desastres Naturais e expressa seu reconhecimento às condições e capacidades do país para responder a este desafio.

 

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, informou nesta segunda-feira que considera a tragédia um “desastre em grande escala” e que está “extremamente preocupado” com a situação, mas afirma que a ONU está preparada para ajudar em caso de solicitação da parte do governo brasileiro. Ban Ki-moon afirmou que está triste e que lamenta a perda de vidas.

 

Desde os primeiros desdobramentos desta tragédia, o Escritório das Nações Unidas para Assuntos Humanitários (OCHA), como parte do seu mandato, mobilizou esforços para colocar-se apto a uma eventual ajuda ao governo brasileiro e para fortalecer, no longo prazo, as capacidades de resposta do Sistema ONU no Brasil quanto à prevenção e à gestão de riscos e desastres.

 

Na última quinta-feira, dia 13, a Administradora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Helen Clark, enviou carta de solidariedade à presidente Dilma Rousseff. “Nesta hora de sofrimento, envio uma mensagem especial de solidariedade ao povo brasileiro e minhas mais sinceras condolências aos familiares das vítimas”, diz a representante do PNUD.

 

No documento, Helen Clark reitera também o compromisso da Organização “de apoiar o Brasil durante esta emergência, bem como de auxiliá-lo no processo de recuperação e reconstrução das áreas afetadas.”

 

FONTE: http://www.onu-brasil.org.br/view_news.php?id=9369

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br