26/10/2011 12:00 am

ONU felicita acordo entre povos indígenas e governo boliviano

O Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) na Bolívia felicitou na terça-feira (25) o acordo firmado entre os povos indígenas do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis) e o governo boliviano, que atendeu a lista de reivindicações de 16 pontos dos habitantes do parque nacional. Eles marcharam 65 dias em oposição à construção de uma estrada por seu território.


“O Sistema de Nações Unidas na Bolívia deseja aderir ao sentimento de satisfação do povo boliviano pelos acordos firmados entre o governo de Estado Plurinacional e os povos indígenas do Oriente, Amazônia e Chaco sobre o futuro do Tipnis e outras importantes demandas destas comunidades”, afirma um comunicado divulgado para a imprensa desse organismo multilateral.

As Nações Unidas ressaltam o esforço dos manifestantes indígenas, “a formidável solidariedade do povo boliviano”, e a vontade do governo e dos dirigentes indígenas para escutar e debater seus argumentos, apesar das dificuldades da conjuntura.

“Tudo isso tem contribuído para que o conflito possa finalmente ser resolvido mediante o diálogo”, considerou a ONU.

A ONU também espera que “o debate, a energia e as expectativas sociais” geradas sobre o Tipnis possam ser aproveitadas em um “renovado esforço coletivo” para impulsionar e consolidar políticas, além de ações orientadas a concretizar os direitos dos povos indígenas e de todos os bolivianos.

O governo e os manifestantes assinaram um documento que atende as 16 demandas dos povos do Tipnis, entre elas, o rechaço à construção do segundo trecho da estrada Villa Tunari-San Ignacio de Moxos, ponto que foi resolvido com a promulgação da Lei Curta proibindo a construção da estrada ou de qualquer outra por essa reserva nacional, e declara o Tipnis como intocável.

Fonte: ABI

 

FONTE:http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=167191&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br