17/02/2011 12:00 am

ONU ENVIARÁ COMISSÃO AO EGITO PARA AVALIAR SE HÁ VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS NO PAÍS

ONU ENVIARÁ COMISSÃO AO EGITO PARA AVALIAR SE HÁ VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS NO PAÍS

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas (ONU) vai enviar uma comissão de especialistas ao Egito para verificar a situação dos direitos humanos no país. Durante a série de manifestações nas principais cidades egípcias, houve denúncias de violação de direitos humanos, como agressão sexual, tortura e prisões indevidas. A estimativa é que mais de 300 pessoas morreram e 3 mil ficaram feridas nos protestos.

A alta comissária para os Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, disse que a salvaguarda dos direitos e liberdades individuais é crucial para o Egito para fazer uma transição bem-sucedida para a democracia. Segundo ela, as Nações Unidas aguardam a autorização, por parte das autoridades egípcias, para enviar a comissão ao país.

“A mensagem principal para o governo egípcio é a importância de as mudanças institucionais serem conduzidas com entusiasmo e sob os pilares da democracia e dos direitos humanos. Essas mudanças não devem ser aplicadas amanhã, no próximo mês ou no próximo ano, mas devem acontecer agora “, acrescentou o diretor de Operações da ONU, Anders Kompass.

Desde o último dia 11, quando o então presidente do Egito, Hosni Mubarak, renunciou ao poder – após quase três décadas –, uma junta militar conduz o governo de transição. Os militares dissolveram o Parlamento, que era dominado pela base aliada de Mubarak, informaram que serão feitas reformas na Constituição e realizadas eleições presidenciais em setembro.

Porém, os manifestantes permanecem nas ruas de algumas cidades do Egito. A reivindicação é que o governo promova reformas que levem à melhoria da qualidade de vida no país a partir da elevação dos salários em várias categorias – dos policiais aos funcionários das fábricas.

Edição: Talita Cavalcante

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=3191728

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br