13/12/2010 12:00 am

ONU DEDICA DIA DOS DIREITOS HUMANOS A ATIVISTAS

ONU DEDICA DIA DOS DIREITOS HUMANOS A ATIVISTAS

Em mensagem, Ban Ki-moon diz que defensores têm em comum compromisso de expor irregularidades, acabar com a impunidade e proteger os mais fracos.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

 

 

 

As Nações Unidas marcam neste 10 de dezembro o Dia dos Direitos Humanos com uma homenagem a ativistas em todo o mundo.

Numa mensagem, o Secretário-Geral Ban Ki-moon disse que mulheres e homens corajosos têm em comum o compromisso de expor irregularidades, acabar com a impunidade e proteger os mais fracos.

Centro do Trabalho

Ban lembrou que os direitos humanos são a base da liberdade, da paz, do desenvolvimento e da justiça. Ele disse ainda que o tema está no centro do trabalho das Nações Unidas no mundo.

Ao dedicar os dia aos ativistas, ele falou sobre a diversidade do grupo formado por sociedades civis, jornalistas ou até mesmo indivíduos.

O Secretário-Geral afirmou que hoje em dia, muitos deles usam o twitter para espalhar suas mensagens. Em várias partes, os ativistas são assediados, demitidos de seus empregos e até encarcerados injustamente.

Riscos Adicionais

Em muitos países, defensores de direitos humanos são torturados, agredidos e até assassinados.

E as perseguições não param por aí, mas se estendem a familiares e amigos. Mulheres que se engajam na luta pelos direitos humanos, muitas vezes, enfrentam riscos adicionais e, por isso, precisam de mais apoio.

Ban encerrou a mensagem dizendo que os Estados têm a responsabilidade primária de proteger os defensores dos direitos humanos. Ele pediu aos países que assegurem a liberdade de expressão e de reunião para possibilitar o trabalho dos ativistas em todo o mundo.

 

FONTE: http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/188775.html

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br