4/02/2011 12:00 am

ONU: CUBA DESTACA-SE NA PROTEÇÃO DE FLORESTAS

ONU: CUBA DESTACA-SE NA PROTEÇÃO DE FLORESTAS

Cuba é o país da América Latina e do Caribe com maior proporção de área florestal designada para funções de preservação, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

A Ilha surge à frente de Chile, Equador, Trinidad e Tobago e Honduras na lista incluída em um relatório sobre a situação dos recursos florestais em 2010, divulgado na sede da ONU em Nova York.

O estudo foi apresentado em ocasião da realização de uma reunião de alto nível, dentro do programa do 9º Fórum da ONU sobre as Florestas que será encerrado na sexta-feira, depois de duas semanas de discussões.

O texto revela que na região latino-americana e caribenha a área de floresta dedicada à proteção do solo e dos recursos hídricos representa sete por cento da superfície total de florestas, frente a oito por cento registrado a nível mundial.

Esse nível indica um ligeiro aumento em comparação com 1990, devido quase em sua totalidade ao crescimento conseguido nos países caribenhos.

Em geral, América Latina e o Caribe contam com 14 por cento de suas florestas reservadas para fins de conservação da diversidade biológica, o que representa um aumento de mais de três milhões de hectares ao ano (4,5 por cento anual) desde 2000.

O relatório da FAO afirma que em 2010 quase 49 por cento da superfície total dessa região estava coberta por florestas, com cerca de 891 milhões de hectares que representam ao redor de 22 por cento a nível mundial.

A respeito, o Brasil é um dos cinco países do planeta com maior riqueza florestal, com 13 por cento da área mundial de floresta e a maior extensão de floresta tropical.

Além disso, Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia e Venezuela são as nações com mais superfície arborizada da região ao agrupar 84 por cento do total.

O estudo adverte sobre uma contínua redução das florestas na América Central e do Sul e afirma que a causa principal do desmatamento é a conversão de terras florestais à agricultura e à urbanização.

O documento da FAO analisa a situação atual e as tendências em mais de 90 variáveis relativas à extensão, condição, usos e valores de todo tipo de florestas em 233 países e áreas, com referência aos anos 1990, 2000, 2005 e 2010.

Segundo o texto, em 2010 a área total de floresta no mundo ascendia a algo mais de quatro bilhões de hectares, equivalentes a 31 por cento da superfície total de terra e a 0,6 hectares por habitante.

Os cinco países com maior riqueza florestal são Rússia, Brasil, Canadá, Estados Unidos e China, com mais da metade do total da área de floresta do planeta, enquanto 10 nações ou áreas carecem de floresta.

Fonte: Prensa Latina

 

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=146831&id_secao=10

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br