24/11/2010 12:00 am

ONU ALERTA NAÇÕES AFRICANAS PARA UM AUMENTO MASSIVO DA POPULAÇÃO URBANA

ONU ALERTA NAÇÕES AFRICANAS PARA UM AUMENTO MASSIVO DA POPULAÇÃO URBANA

Segundo cálculos da organização, número de residentes das cidades do continente deve triplicar nos próximos 40 anos.

Um novo relatório das Nações Unidas alerta que a população africana nos centros urbanos deve triplicar nos próximos 40 anos, exercendo maior pressão sobre os governos e infrasestruturas em todo o continente.

“O Estado das Cidades Africanas 2010 : Governança, Desigualdades e Mercado de Terras Urbanas,” foi divulgado essa terça-feira pelo programa da Nações Unidas para Habitação, ONU-Habitat, e faz um alerta ao planeamento urbano cuidadoso dos governos, para que estes possam suprir as necessidades dos pobres.

Corredores Urbanos

Segundo o director-executivo do ONU-Habitat, Joan Clos, a urbanização veio para ficar e nas próximas décadas, África vai tornar-se urbana. Grandes corredores urbanos pelo continente já são motores de crescimento económico.

Agora é necessário que governos e autoridades locais e nacionais e outros responsáveis sejam capazes de assegurar uma administração eficiente nos aglomerados urbanos. Políticas urbanas inteligentes podem ajudar a distribuir benefícios e tirar o continente da pobreza.

Pontos positivos

O relatório também aponta alguns desenvolvimentos positivos, como a redução do número de bairros de lata em África e o potencial dos corredores urbanos de serem geradores de crescimento, principalmente em países do interior do continente.

O relatório foi lançado em Bamako, no Mali, durante a terceira Conferência Ministerial sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano, onde ministros de todo o continente têm a oportunidade de partilharem as melhores práticas nas áreas de gestão de terra e urbanização sustentável.

Rádio ONU

FONTE: http://noticias.sapo.ao/info/artigo/1108093.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br