7/02/2011 12:00 am

OFICIAL: PORTUGAL VENDE 3 MIL MILHÕES EM DÍVIDA, PROCURA DUPLICA OFERTA

OFICIAL: PORTUGAL VENDE 3 MIL MILHÕES EM DÍVIDA, PROCURA DUPLICA OFERTA

Com a emissão de hoje, Portugal executa 30% do programa de financiamento de médio longo prazo para 2011.

Portugal vendeu hoje no mercado três mil milhões de euros em obrigações do Tesouro a cinco anos, na primeira emissão sindicada do ano. Ao início da manhã, fonte governamental tinha indicado ao Económico que a colocação atingira os sete mil milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério das Finanças informa que “a operação teve uma procura sólida com cerca de seis mil milhões de euros, face a uma oferta de três mil milhões”, sublinhando ainda que “Portugal executa assim já cerca de 30% do programa de financiamento médio longo prazo para este ano”.

O Governo não adianta, contudo, a que preço foi colocada a emissão, referindo apenas que “a operação foi realizada em condições adequadas face à situação do mercado”. No entanto, duas fontes envolvidas na operação citadas pela agência Bloomberg, avançaram que Portugal terá pago um prémio de 360 pontos base acima da taxa de referência de mercado. Isto significa uma taxa de cerca de 6,45%.

Para as Finanças esta operação demonstra “que Portugal mantém o acesso ao mercado internacional de financiamento e que atrai bons níveis de procura para as operações de colocação de dívida”.

Com essa mensagem, e em declarações à Reuters, Carlos Costa Pina reafirmou que “há que continuar o trabalho na frente orçamental” e que o Governo está “completamente comprometido com a consolidação orçamental”.

Barclays Capital, BNP Paribas, Caixa-Banco de Investimento, Deutsche Bank, HSBC e Morgan Stanley foram as instituições responsáveis pela emissão.

 

FONTE: http://economico.sapo.pt/noticias/oficial-portugal-vende-3-mil-milhoes-em-divida-procura-duplica-oferta_110513.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br