14/03/2012 12:00 am

Occupy Wall Street protesta contra arrecadação de fundos de Romney

Occupy Wall Street protesta contra arrecadação de fundos de Romney

DA EFE, EM NOVA YORK

Cerca de 200 integrantes do movimento “Occupy Wall Street” se manifestaram nesta quarta-feira nos arredores do hotel nova-iorquino Waldorf Astoria, onde acontecia um ato de arrecadação de fundos do aspirante republicano à presidência Mitt Romney, que classificaram como “cleptocrata”.

Vestidos de rigoroso luto e usando máscaras com a imagem do ex-governador de Massachussets, alguns dos manifestantes encenaram um funeral a algumas ruas desse hotel de Manhattan, no qual carregaram um ataúde onde estava escrito “cremação do emprego”.

“O cleptocrata republicano Mitt ‘1%’ Romney se une a um grupo de banqueiros de Wall Street para encher os cofres de sua campanha”, afirmaram os organizadores da manifestação, na qual era possível ver cartazes que classificavam o republicano como “senhor 1%”, a expressão que utilizam para fazer referência à classe alta.

Os integrantes do “Occupy Wall Street” disseram que com sua manifestação não criticavam somente o pré-candidato republicano para as próximas eleições dos Estados Unidos, mas buscavam também “ressaltar o pesadelo do egoísmo corporativo e a venda de nossa democracia ao melhor comprador”.

DREAM ACT

O protesto dos 99%, como se classificam os próprios manifestantes nova-iorquinos, foi seguido por membros de outras organizações como “Dream Scholars”, que reúne jovens imigrantes ilegais que apoiam o “Dream Act”. Romney disse que como presidente vetaria este projeto se fosse aprovado pelo Congresso dos EUA.

Esse projeto procura abrir a possibilidade de legalização de estudantes imigrantes ilegais que tenham chegado a este país antes de completar os 16 anos de idade e que terminem pelo menos dois anos de universidade ou se inscrevam nas Forças Armadas.

“Queremos dar as boas-vindas ao ‘anti-imigrante’, ‘incinerador de empregos’ e ‘evasor de impostos’ Mitt Romney no luxuoso hotel Waldorf Astoria”, afirmou este coletivo de jovens, acrescentando que o aspirante republicano “tem sérios problemas para atrair os eleitores de certas áreas demográficas”.

“Os latinos estão zangados com sua retórica anti-imigrante e os independentes estão fartos dos abusos das corporações”, acrescentou o coletivo.

Segundo a última enquete do Centro Pew de Pesquisas para o Povo e a Imprensa dos EUA divulgada nesta quarta-feira, o ex-governador de Massachussets mantém a liderança na disputa de seu partido, mas perderia nas eleições contra o atual presidente americano, Barack Obama.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1061912-occupy-wall-street-protesta-contra-arrecadacao-de-fundos-de-romney.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br