28/01/2011 12:00 am

OBRAS DA EMBRAPA COCAIS INICIAM EM FEVEREIRO

OBRAS DA EMBRAPA COCAIS INICIAM EM FEVEREIRO

O vice-governador Washington Luiz Oliveira, representando a governadora Roseana Sarney, participou do lançamento da pedra fundamental do Centro de Pesquisa Agropecuária de Cocais, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (27), na Área de Proteção Ambiental (APA) do Itapiracó, em São Luís.

Participaram da solenidade o superintendente federal de Agricultura, Fernando Machado, o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, o chefe geral da Embrapa Cocais, Valdemício Sousa, os secretários estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca, Claudio Azevedo, e de Desenvolvimento Agrário, Conceição Andrade, além de lideranças políticas e demais autoridades.

Em seu pronunciamento, o superintendente federal de Agricultura, Fernando Machado, ressaltou a motivação do Governo do Estado na implantação da unidade. “Graças ao esforço da governadora Rosena Sarney, nós estamos comemorando e lançando esta pedra hoje. A nossa convicção é que este centro tão aguardado seja um propulsor de tecnologia”.


A proposta do novo centro ecorregional é promover a produção de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e exploração sustentável da agropecuária nos ambientes dos Cocais e das Planícies Inundáveis.

O vice-governador, Washington Oliveira, assinalou os principais benefícios da instalação da Embrapa Cocais no estado. “Com certeza, ela contribuirá de forma muito intensa na modernização nosso método de desenvolver a agricultura, adaptando as culturas e o maquinário à nossa realidade”, disse.

De acordo com o presidente da Embrapa, Pedro Arraes, a unidade, que será construída a partir de fevereiro, contemplará o desenvolvimento e adaptação de máquinas agroindustriais para apoiar pequenos e médios negócios agropecuários no Maranhão e no país. “Essa unidade vai ter um núcleo forte de pesquisadores para pequenas máquinas, tanto para cultivo quanto para processamento de alimentos na propriedade. Estamos muito felizes em instalar esta unidade no Maranhão”, afirmou.

Atualmente, uma equipe de 23 empregados está trabalhando, provisoriamente, em área cedida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Com a conclusão das obras, prevista para o começo de 2012, a unidade empregará 60 funcionários.

Para o secretário de Agricultura, Claudio Azevedo, a implantação do Embrapa Cocais vai favorecer o setor. “A governadora Roseana Sarney já pediu que nós tenhamos uma interação com a Embrapa para que melhoremos o rendimento dos nossos produtos, afinal, a empresa é uma referência mundial. Com este centro aqui, vamos melhor muito a nossa produtividade”.

Embrapa Cocais

A construção da Embrapa Cocais é uma meta do Programa de Fortalecimento e Crescimento da Embrapa (PAC Embrapa). A nova Unidade já recebeu R$ 6.797.000,00 de recursos do programa para investir em obras e equipamentos. Outros R$18 milhões, captados por meio de emenda parlamentar de bancada, serão destinados ao custeio da Unidade e às obras da sede, de laboratórios e de campos experimentais. Parte dos recursos também servirá para a realização do Zoneamento Agroecológico do Maranhão.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=13986

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br